Imigrantes são mais otimistas e representam 16 % da população dos EUA

Pesquisa realizada entre 10 de abril e 12 de junho mostra que quem chega acredita mais no futuro do que os nascidos no país

Em 1965, havia cerca de 9,6 milhões de imigrantes nos Estados Unidos, representando apenas 5% da população. Hoje, esse número cresceu para mais de 45 milhões, abrangendo 16% da população adulta total, de acordo com dados do Migration Policy Institute (MPI).

Um estudo realizado pela Kaiser Family Foundation (KFF) em parceria com o Los Angeles Times revelou que os imigrantes que escolheram os Estados Unidos como seu lar estão notavelmente otimistas em relação ao seu futuro e ao futuro de seus filhos, apesar dos desafios enfrentados.

Esta pesquisa, realizada entre 10 de abril e 12 de junho de 2023, contou com 3.358 adultos imigrantes e foi feita nos 10 idiomas mais falados nos Estados Unidos, incluindo inglês, espanhol, chinês, coreano, vietnamita, português, haitiano-crioulo, árabe, francês e tagalo e é a mais abrangente já realizada sobre a comunidade de imigrantes no país.

Shannon Schumacher, analista sênior de pesquisas da KFF, uma organização sem fins lucrativos focada em políticas de saúde, ressaltou que “Os imigrantes têm uma visão extraordinariamente otimista sobre sua jornada nos Estados Unidos, independentemente dos desafios que enfrentam. Eles acreditam que as condições serão melhores para seus filhos, abrangendo áreas como educação, segurança e oportunidades econômicas”.

Nos últimos anos, a Bicalho Consultoria tem tido a oportunidade de acompanhar e orientar dezenas de pessoas que decidiram se mudar ou empreender no exterior.

Vinícius Bicalho, advogado licenciado nos EUA, Portugal e Brasil, acrescenta: “Com a mudança no cenário econômico e pela necessidade do mercado norte-americano, as oportunidades para imigrantes brasileiros que desejam trabalhar no país aumentaram exponencialmente. As possibilidades de obter um visto foram ampliadas, tornando o processo de imigração mais viável e acessível para quem busca novas oportunidades.”

Os Estados Unidos têm passado por uma notável transformação demográfica nas últimas décadas, com a população de imigrantes desempenhando um papel cada vez mais importante na sociedade, na cultura e destacadamente na economia local.

“Essa pesquisa só comprova o que já víamos em nossos escritórios e que move pessoas do mundo todo a se interessarem em fixar moradia nos Estados Unidos: as reais oportunidades de educação, segurança e garantia de uma economia sólida” – ressalta Bicalho.

Para quem deseja morar e trabalhar legalmente nos EUA, a consultoria profissional é imprescindível. A escolha do visto adequado deve considerar o propósito pretendido no país, como uma viagem a negócios, a passeio, para estudar, etc., levando em conta as implicações tributárias, empresariais e profissionais.

São 187 tipos de vistos para entrada em terras norte-americanas, e para auxiliar na identificação da alternativa mais apropriada para cada caso, a Bicalho Consultoria disponibiliza em seu site, um formulário de pré-avaliação migratória gratuito, que agilizará todo o processo do pretendente.

Quem é Vinícius Bicalho:

Advogado licenciado nos EUA, Brasil e Portugal;

Sócio fundador da Bicalho Legal Consulting P.A.;

Mestre em direito nos EUA pela University of Southern California;

Mestre em direito no Brasil pela Faculdade de Direito Milton Campos (MG);

Membro da AILA – American Immigration Lawyers Association;

Responsável pelo Guia de Imigração da AMCHAM.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464