Gui Khury finaliza X-Games com medalha de ouro no Vert Best Trick
Jovem skatista continua escrevendo seu nome na história da competição, após subir ao pódio novamente, neste final de semana
Gui Khury, skatista curitibano de apenas 14 anos de idade, já não é mais uma promessa, mas sim uma realidade. Ele provou novamente ao vencer mais uma medalha durante o X-Games, a maior competição de esportes radicais do planeta, realizado na Califórnia, neste final de semana. Desta vez, o garoto figurou o lugar mais alto do pódio no Vert Best Trick.
O fenômeno competiu em três modalidade nesta edição da competição: o MegaPark, evento realizado na Megarampa, que apareceu pela segunda vez na história dos X-Games da Califórnia; o vert, disputado na pista vertical; e o vert best trick, o campeonato de melhor manobra, também na pista vertical.
Gui começou a sua participação no MegaPark, na quinta-feira (20), com um verdadeiro show. O brasileiro faturou a medalha de prata, conseguindo 88,00 pontos em sua melhor apresentação, chegando ao total de 7 medalhas conquistadas em sua carreira nos X-Games. Já no Vert, o brasileiro finalizou o campeonato na quarta colocação, ficando apenas a 1 ponto de conquistar a medalha de bronze. Gui conseguiu ampliar ainda mais a sua marca, ao vencer a medalha de ouro no vert best trick, no domingo (23), acertando um 900 “Judo Air”, manobra que consiste em girar três vezes no ar chutando o pé para frente. No total, o jovem skatista possui 8 medalhas na histórica competição, com apenas 6 eventos disputados até agora, sendo duas medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.
SOBRE GUI KHURY
Gui Khury nasceu para ser um fenômeno no esporte e, desde cedo, a vida o levou para as pistas de skate. Com apenas 5 anos de idade, ele já impressionava mostrando habilidade e coragem para encarar manobras de “gente grande”, fazendo altos aéros e giros em mega pistas. Hoje, com 14 anos, o menino prodígio coleciona feitos inéditos, recordes mundiais certificados pelo Guinness World e é um dos grandes nomes do skate masculino.
Em julho de 2021, Gui fez história ao ser o primeiro skatista a completar, em um campeonato, o 1080° – três giros completos no ar – em uma pista vertical, e o mais jovem atleta a ganhar medalha de ouro no X-Games, a maior e mais conceituada competição de esportes radicais. O feito também superou o recorde do americano Tony Hawk, conhecido como a lenda do skate, e entrou para o livro dos recordes de 2022. Ao todo, Gui coleciona três recordes no Guinness World Records: um por ser o atleta mais jovem do X-Games, outro por ser o primeiro skatista a realizar a manobra 1080, no vertical, e o mais recente, por ser o medalhista de ouro mais jovem dos X-Games (masculino). Em 2022, Gui Khury também foi convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira Júnior de Skate e representar o país na temporada e se tornou o campeão brasileiro de vertical mais jovem da história.