19 de setembro de 2024

Giovani dos Santos e Viola Jelegat vencem a Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto

Giovani dos Santos venceu a prova masculina

Prova reuniu atletas inscritos de 169 cidades de 14 estados mais o Distrito Federal, além de representantes de cinco países

O brasileiro Giovani dos Santos e a queniana Viola Jelegat foram os grandes vencedores da Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto (MMIRP), realizada na manhã de domingo, dia 27, com largada e chegada no RibeirãoShopping. A prova reuniu atletas inscritos de 169 cidades 14 estados mais o Distrito Federal, além de representantes de cinco países, que correram pelas ruas da zona sul da cidade.

Giovani fez os 21.097,5 metros em 1h7m30s. Ele dominou a prova de ponta a ponta. No feminino, Viola Jelegat, do Quênia, disputou o primeiro lugar metro a metro com a ugandense Emily Chebet. Viola cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h16m24s, dez segundo à frente de Chebet. No domingo passado, a queniana havia vencido a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

Confira o resultado final e completo da prova através do link https://www.chiptiming.com.br/resultados/meiamaratonaintl/tribuna

A MMIRP distribuiu R$ 41.200,00 aos primeiros colocados dos 21 km, nas categorias Elite (dez primeiros) e Amador (cinco primeiros), masculino e feminino. Os 21.097,5 metros foram aferidos oficialmente, e a prova recebeu a chancela da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e World Athletics.

Viola Jelegat (Quênia) venceu a prova feminina (Alfredo Risk)

Festa nas ruas

Mais de 2.400 corredores participaram da Meia Internacional de Ribeirão Preto, e a grande maioria optou pela distância de 21k. Também houve corridas de 10km e 5km.

Além dos brasileiros, foram inscritos atletas de Uganda, Quênia e Angola, na elite. Também foi registrada a presença de uma atleta da cidade de Siricusa, na Itália, entre os amadores.

Com relação aos estados, eles foram representados por atletas de São Paulo, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande, além do Distrito Federal.

A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto está, por lei, nos calendários de eventos esportivos de Ribeirão Preto (Lei 12.686, de 27 de outubro de 2011, de autoria do vereador José Carlos de Oliveira) e do estado de São Paulo (Lei 15.894, de 17 de setembro de 2015, de autoria do deputado Baleia Rossi).

A prova também faz parte do calendário de eventos em comemoração ao aniversário da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) – 119 anos – e reúne patrocinadores tradicionais e de peso, como o RibeirãoShopping, GS Inima Brasil, Raízen, Rede Ideal, Savoy Leilões e Necta. Conta, ainda, com uma grande rede de apoio logístico e parceiros de mídia, como TV Record, Vivace Outdoor, rádio Diário FM, gráfica New Cores, Fonte Assessoria de Imprensa e o Convention & Visitors Bureau, entidade presente em 111 cidades brasileiras. Além disso, tem apoio logístico da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, RP Mobi, Secretaria de Esportes, Estre e KA2RP Eventos.

Vencedores

21 km Elite Masculino

1º Giovani dos Santos (Brasil)

2º Alexandre Pastorello (Brasil)

3 º Walace Evangelista (Brasil)

4º Samur Inácio (Brasil)

5º Rafael Santos (Brasil)

6º Gilmar Lopes (Brasil)

7º Mateus Douglas (Brasil)

8º Moses Kiprop (Uganda)

9º Alex Ivo (Brasil)

10º Michel Passos (Brasil)

21 km Elite Feminino

1ª Viola Jelegat (Quênia)

2ª Emily Chebet (Uganda)

3ª Kleidiane Barbosa (Brasil)

4ª Felismina Vendohali (Angola)

5ª Adriana Alves (Brasil)

6ª Senara Almeida (Brasil)

7ª Graciele de Oliveira (Brasil)

8ª Patrícia Miranda (Brasil)

9ª Renata Moreno (Brasil)

10ª Milena Andrade (Brasil)

Optimized by Optimole