Gibi e livro infantil vão recontar a história do rompimento da barragem de Brumadinho para as crianças
Familiares das vítimas lançam publicações em ‘Manhã Lúdica’ voltada para o público infantil. Evento gratuito acontece nos próximos dois domingos: dia 22, em Brumadinho, e dia 29, em Mário Campos. Haverá contação de história, oficinas e muitas brincadeiras
Com programação gratuita voltada para divertir, ensinar e conscientizar o público infantil sobre o rompimento da barragem da Vale em 2019, acontece no próximo domingo, em Brumadinho, a Manhã Lúdica. O objetivo da atividade, idealizada por familiares das vítimas, é preservar a memória da tragédia-crime e estimular os futuros adultos a proteger mais a vida e o meio ambiente. No evento, haverá o lançamento do gibi e do livro infantil ‘Brumadinho: a Reconstrução do Paraíso’, com contação de história. As crianças vão ganhar uma publicação e poderão participar de muitas brincadeiras e oficinas.
Escrita pela psicopedagoga Eunice Aparecida Santos e pela pedagoga Ludimila Corrêa Bastos, a história ‘Brumadinho: a Reconstrução do Paraíso’ conta, através do olhar infantil, o que aconteceu em Brumadinho no dia 25 de janeiro de 2019, quando o colapso da barragem da Vale matou 272 pessoas.
Olhar da esperança
“Recontar a história através do olhar infantil me permitiu trazer uma nova perspectiva – o olhar da esperança. Espero, sinceramente, que, através do gibi, seja possível despertar nas crianças o desejo de proteger a nossa ‘casa comum’ e todas as formas de vida presentes nela. Os personagens trazem características reais das crianças da região. Que elas se identifiquem e se reconheçam como agentes de mudanças positivas em relação à preservação do meio ambiente”, diz Eunice.
Ludimila reforça a relevância do registro: “É muita responsabilidade falar sobre algo que causou tanta dor. Esse crime marcou a história de Brumadinho, das cidades vizinhas e das famílias para todo sempre. Ao mesmo tempo, foi uma honra receber essa missão de poder levar ao conhecimento das pessoas o que aconteceu. Eu, enquanto professora, acredito que a educação é a base de tudo. Então, quando falamos sobre a tragédia com os pequenos, conseguimos criar cidadãos conscientes para que um crime como esse não ocorra mais”.
Formato digital
O gibi e o livro infantil “Brumadinho: a Reconstrução do Paraíso” também estarão disponíveis no formato virtual. Os links e QR Codes de acesso às revistas poderão ser encontrados no site e redes sociais do Projeto Legado de Brumadinho* e também nas redes sociais da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão – Brumadinho).
A ‘Manhã Lúdica’ foi idealizada pela AVABRUM e é realizada por meio do Projeto Legado de Brumadinho*. Neste domingo, dia 22, ela acontece em Brumadinho e no no próximo domingo, dia 29 de outubro, em Mário Campos.
SERVIÇO
Manhã Lúdica em Brumadinho
Quando: domingo, 22 de outubro
Onde: Estacionamento Central, na rua Irineu Lamounier, s/n
Horário: das 8h às 12h
Evento gratuito
Manhã Lúdica em Mário Campos
Quando: domingo, 29 de outubro
Onde: Praça da Igreja Matriz, Bairro São Tarcísio
Horário: das 8h às 12h
Evento gratuito