Feira Plástico Brasil vai abordar a temática da mão de obra na cadeia produtiva dos plásticos

Com a retomada do evento presencial em março de 2023, este e outros temas de impacto para a indústria da transformação de plásticos serão abordados por especialistas nacionais e internacionais 

A cadeia produtiva dos plásticos na Alemanha, berço da feira K 2022, considerada um dos encontros mais relevantes do mundo para os segmentos de plásticos e borracha, tem percebido uma substancial diminuição na quantidade de novos profissionais qualificados, voltados ao segmento.

Segundo entrevista do diretor geral da Associação Alemã de Máquinas para Plásticos e Borrachas -VDMA-, Thorsten Kühmann, a entidade apurou que 77% das empresas deste segmento estão à procura de mão de obra especializada, 27% dessas empresas já descrevem a escassez de trabalhadores qualificados como um problema grave para o setor e quase 1/3 dos entrevistados teme que a situação piore nos próximos meses. 

Falta de atratividade

As razões desse cenário, na avaliação de Kühmann, passam pela mudança demográfica, uma vez que, na Alemanha, mais pessoas estão se aposentando do que jovens entrando no mercado de trabalho. Outro fator, segundo ele, passa pelo crescimento da engenharia mecânica nos últimos anos, o que demanda maior quantidade de profissionais. 

Um dos motivos de maior atenção é que o segmento dos plásticos deixou de ser atrativo aos jovens pela imagem negativa frente à sustentabilidade. “Somos uma indústria em crescimento, uma indústria do futuro. A produção de plásticos aumentará significativamente em todo o mundo nos próximos anos”, afirma Kühmann. E completa: “Precisamos de uma ação orquestrada em nosso setor para melhorarmos nossa imagem junto aos jovens. Todos os elos da cadeia de valor do plástico devem estar envolvidos, desde os fabricantes até a engenharia mecânica, desde os recicladores até os usuários. Temos grande potencial de crescimento, mas precisamos unir esforços”. 

Esse e outros importantes temas para a cadeia produtiva dos plásticos estarão em pauta na edição 2023 da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico, que será realizada no São Paulo Expo, entre os dias 27 e 31 de março de 2023. “Traremos ao evento os principais players, nacionais e internacionais, para debaterem o crescimento desta indústria, baseado em circularidade, sustentabilidade e tecnologia”, afirma a show director do evento, Liliane Bortoluci.

Além das áreas exclusivas para conteúdo, a Plástico Brasil 2023 contará com 40.000 m² de exposição, em que estarão reunidas mais de 800 marcas brasileiras e internacionais para apresentarem seus produtos e soluções inovadores, promovendo a sinergia com profissionais e visitantes. O mercado poderá conhecer o que há de mais novo em tecnologias e soluções em produtos básicos e matérias-primas, maquinários, equipamentos e acessórios, ferramentas e moldes, resinas sintéticas, processadores de plásticos, instrumentação, controle e automação industrial, robótica, projetos e serviços técnicos, reciclagem, entre outros. Para tanto são esperadas empresas do Brasil, Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, Itália, Israel, México, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia. 

“Passamos pelo período de pandemia reunidos com a cadeia produtiva por meio de ações, webinars, congressos e atividades online e, neste ano, teremos a felicidade de nos encontrarmos novamente, dessa vez de forma presencial, para validar essa conexão e reforçar a importância desse como o principal evento catalisador de inovações e palco para promover networking e gerar negócios efetivamente”, completa Liliane Bortoluci.

O principal evento da transformação

A Plástico Brasil já se consolidou como o mais importante ponto de encontro para o setor, promovendo networking e a realização de negócios. Isso porque reúne os principais players das indústrias de transformação de plásticos, da borracha, construção civil, alimentos e bebidas, automóveis e autopeças, perfumaria, higiene e limpeza. 

O fato de ser o principal palco de exposições da cadeia completa da transformação do plástico, aproximando a oferta da demanda, a feira atrai um contingente de profissionais altamente especializado. Em 2019, na última edição presencial antes da pandemia, o perfil dos visitantes do evento foi composto predominantemente por representantes das indústrias de processamento de plástico, embalagem, metalurgia, setor automotivo e de autopeças, eletrônico, petroquímico, equipamentos de construção, alimentos e bebidas e reciclagem. 

Segundo Liliane Bortoluci, para a edição de 2023 são esperados mais de 45 mil visitantes de alta qualificação “Na última edição, por exemplo, mais de 80% desses visitantes eram tomadores de decisão em busca de novos fornecedores, oportunidades de compra e possibilidades de investimentos”, conta Liliane Bortoluci.

A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), além das principais entidades do setor, com realização da Informa Markets. O evento conta com o apoio da ABDI, ABEEÓLICA, ABIEA, ABINFER, ABNT, ABPOL, ABRAVA, ALMACO, ANFAVEA, I.A.R, FIEB, FIER, SIAPB, SINDIBOR, ABIARB, PNEUSHOW, EXPOBOR e VDI.

3ª Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico 

Data: de 27 a 31 de março de 2023 – Horário: Das 10 às 19 horas.

Local:  São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center.

Promoção e Organização: Informa Markets LATAM

Sobre a Plástico Brasil: Cliqueaqui

Veja a lista completa dos expositores 2023: Clique aqui 

Garanta já a sua credencial: Clique aqui

Sobre a Informa Markets: 

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com. 


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464