Farmacêutica EMS é patrocinadora da exposição Rainhas de Copas, no Museu do Futebol
O Museu do Futebol realiza a exposição temporária Rainhas de Copas, que celebra as conquistas da modalidade de mulheres e de suas atletas profissionais ao longo dos mundiais futebolísticos. Em cartaz até 27 de agosto, a mostra tem o apoio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, e acontece meses antes do início da nona edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, organizada pela Fifa, com sede na Austrália e Nova Zelândia, e que promete ser uma das mais emblemáticas em termos de audiência e de interesse do público.
“Em 2023, completamos quatro anos de parceria com o Museu do Futebol, uma das mais prestigiadas instituições culturais de São Paulo. É um orgulho somarmos esforços e podermos resgatar, em mais uma iniciativa conjunta – e em um ano bastante sugestivo -, a história do futebol de mulheres, por meio de uma experiência interativa que visa explorar a trajetória de sucesso de atletas da Seleção Brasileira. A preocupação com a preservação de patrimônios e riquezas nacionais faz parte de nossas ações na área de responsabilidade social e representa mais uma maneira de levarmos, por meio do conhecimento, entretenimento e ampliação do acesso a universos culturais, mais bem-estar à população”, reforça Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.
Com curadoria de Aira Bonfim, Juliana Cabral, Lu Castro e Silvana Goellner, a exposição parte de 1988, quando foi realizado o Torneio Experimental na China, o primeiro passo para que a FIFA fosse convencida a organizar o mundial entre seleções de mulheres. A competição, no entanto, não foi televisionada, e é pouco conhecida até hoje. Desta forma, a exposição representa uma oportunidade para o público ver jogadas inéditas e conhecer certas curiosidades, além de imagens de acervos das próprias jogadoras. A 1ª edição oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino só aconteceu em 1991, também em solo chinês, 61 anos depois da estreia do Mundial masculino.
A mostra resgata histórias e apresenta dados que revelam a grandeza das mulheres que participaram das Copas do Mundo, destacando suas conquistas individuais e coletivas. O público vai se deparar ainda com a luta dessas atletas pela igualdade e com a réplica da taça do mundial feminino, além de tomar conhecimento sobre a vida de grandes nomes da modalidade, como Marta, Sissi, Cristiane e Formiga. “É uma exposição importante por reconstruir, pela primeira vez no Brasil, a história sobre o maior evento do futebol feminino”, afirma Aira Bonfim.
Exposição virtual
Junto com a exposição Rainhas de Copas, o Museu do Futebol lança também uma exposição virtual que apresenta acervo inédito da jornalista Claudia Silva, única brasileira a cobrir a Copa Experimental da China, em 1988. Claudia enviava suas matérias por telex e registrava tudo em fotografias que só foram publicadas depois de sua volta ao Brasil, pois não havia recursos para enviar o material da China durante o torneio. Toda esta história está contada no perfil do Museu do Futebol no Google Arts & Culture, na exposição Primeiro Mundial de Mulheres na China, com material inédito cedido por Claudia. A mostra está disponível neste link: https://artsandculture.google.com/partner/museu-do-futebol.
Parcerias de sucesso
A EMS patrocina o Museu do Futebol por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e ao Esporte. Ao longo desta parceria, outras duas exposições já contaram com o apoio da farmacêutica, como “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, que esteve em cartaz em 2021 com uma proposta de causar reflexão sobre o racismo no Brasil a partir da história de Moacyr Barbosa, um craque da posição; e “22 em Campo”, de 2022, que se propunha a mostrar a ligação entre o movimento cultural e o esporte das multidões. Vinte e dois é o ano em que se realizou a Semana de Arte Moderna, assim como se comemorou seu centenário, e também é o número de jogadores em campo numa partida oficial de futebol.
Valorização do esporte feminino
A EMS investe em diferentes modalidades do esporte feminino como parte de seu compromisso de responsabilidade social e como forma de evidenciar o potencial das mulheres nas mais diversas áreas de atuação. Desde 2021, a empresa apoia o Vôlei Feminino do Esporte Clube Pinheiros. Ainda nesta modalidade, foi patrocinadora do vôlei feminino do Country Club de Valinhos (SP) na temporada 2021/2022. No futebol, já fez parcerias com importantes competições, como a segunda edição da Brasil Ladies Cup, realizada no ano passado, no interior paulista, com a presença de times nacionais e internacionais.
O apoio da farmacêutica se estende ainda no automobilismo, atletismo e tênis. No ano passado, montou uma equipe que venceu o Rally dos Sertões na categoria UTV3, sob a liderança de Pâmela Bozzano. A atleta acabou se tornando a primeira pilota a disputar o Rally Dakar, no Marrocos. Além disso, a EMS mantém parceria com as triatletas transplantadas, Patrícia Fonseca, Priscilla Pignolatti e Débora Reichert, ativistas de doação de órgãos e medalhistas internacionais que, em abril deste ano, disputaram os Jogos Mundiais para Transplantados em Perth, na Austrália. Além disso, desde 2020, a EMS patrocina torneios de tênis feminino pelo Brasil.
‘Rota dos Museus by EMS’
Desde 2013, a EMS é patrocinadora do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Além disso, entre 2019 e 2022, a farmacêutica patrocinou o projeto de revitalização e ampliação do Museu do Ipiranga, reaberto ao público em setembro de 2022 e que permanece com o patrocínio da empresa. A EMS apoiou o Museu de Arte de São Paulo (MASP) em 2021 e 2022 e é parceira do Museu do Futebol pelo quarto ano consecutivo. É apoiadora do Museu do Amanhã desde 2021, quando foi também patrocinadora do Museu Judaico e da edição online da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, em uma ação com o Museu Oscar Niemeyer (MON). Desde 2022, o MON tem o patrocínio da EMS. A EMS tem uma preocupação especial com a preservação da história e dos patrimônios públicos nacionais e criou, inclusive, o projeto ‘Rota dos Museus by EMS’, destacando esse movimento da empresa. A iniciativa ganhou inclusive um selo alusivo, que representa graficamente o trajeto cultural da EMS pelo País.
Serviço
Museu do Futebol – Exposição Temporária Rainhas de Copas
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h) R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Grátis às terças-feiras
Crianças até 7 anos não pagam
Garanta o ingresso pela internet
Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.
Sobre o Museu do Futebol
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho — o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.