Executivos perderiam 28% de seus negócios sem investir em networking, revela estudo da Oxford Economics
Conheça o Netweaving, evolução do Networking que veio para fortalecer conexões no mundo digital a fim de enfrentar as mudanças no mercado de trabalho
O estudo “The Contaminating Effects of Building Instrumental Ties: How Networking Can Make Us Feel Dirty”, elaborado pela Cornell University, analisou mais de 150 advogados de um renomado escritório dos Estados Unidos. A partir dele, constatou-se que o sucesso de cada um desses profissionais dependia de sua capacidade de fazer um networking efetivo, auxiliando a aumentar a base de clientes e a atrair negócios para o escritório. Aqueles que desconsideravam a prática tinham menos honorários do que seus colegas que a faziam.
A Oxford Economics respalda esses dados, enfatizando a importância do networking para os relacionamentos comerciais, incluindo aqueles com clientes, parceiros e fornecedores. Assim, chegou-se à conclusão de que subestimar o poder de se “relacionar” e fazer conexões pode afetar os lucros diretos de um empreendimento: executivos revelam que perderiam 28% de seus negócios se parassem de investir em networking.
Portanto, a importância do networking é amplamente comprovada, levando a mais oportunidades de negócios, um conhecimento mais amplo e status de autoridade. O networking efetivo impacta positivamente a carreira, enquanto a negligência pode resultar em perdas financeiras significativas.
O Netweaving é uma evolução do networking, e enfatiza a importância de colaborar e ajudar os outros e criar confiança mútua. A conexão global proporcionada pela tecnologia torna o netweaving crucial para o sucesso profissional, incentivando a colaboração, o compartilhamento de conhecimento e o crescimento mútuo. No entanto, o netweaving exige cuidado, ética e equilíbrio entre o online e o offline. É uma forma de viver em rede sem perder a humanidade, aproveitando a tecnologia para o desenvolvimento pessoal e social.
O CEO da agência figital Hub BMD, Alexandre Rugerio, comenta um pouco sobre a importância e os benefícios do netweaving implementados na sua empresa, que já nasceu digital e possui uma equipe multicultural, espalhada por todas as regiões do Brasil.
“O Netweaving requer autenticidade e uma abordagem de criação de valor mútuo, em vez de apenas buscar benefícios próprios. Quando aplicada de forma ética e genuína, essa abordagem pode trazer muitos benefícios para a empresa e seus colaboradores, ao identificar parceiros estratégicos que compartilham interesses e objetivos comuns. A colaboração e a diversidade de perspectivas que o Netweaving promove podem levar a inovações significativas. Aproveitamos as ideias e insights adquiridos para desenvolver novos serviços, estratégias de negócios, oportunidades de vendas, parcerias de marketing e desenvolvimento de novos clientes”, avalia Rugerio.
Além disso, o Hub BMD incentiva o netweaving internamente, tendo uma equipe composta por uma diversidade de currículos de colaboradores que interagem e fortalecem conexões entre si, mesmo estando em várias partes do país.
“Uma forte rede de relacionamentos construída por meio do Netweaving melhora a reputação da marca. Isso ocorre porque as conexões sólidas e positivas geram recomendações e referências que aumentam a credibilidade da empresa. Além disso, o conceito de Netweaving se baseia em colaboração, compartilhamento de recursos e criação de valor. Esses são pontos-chave na cultura Hub BMD, uma cultura que valoriza a construção de relacionamentos”, finaliza Rugerio.
O networking 2.0, ou melhor, o netweaving, auxilia no fortalecimento de conexões online e offline para o sucesso profissional, além de estreitar e possibilitar conexões globais, com muita colaboração mútua, abertura de oportunidades, entre inúmeros outros quesitos positivos nas relações humanas. Essa é uma tendência que, sem dúvidas, chegou para ficar e revolucionar as mudanças no mercado de trabalho.