Eu ou o robô? Inteligência artificial vai impulsionar a sua carreira profissional 

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Gabriel Matias, CEO da Crowd explica quais são as características que as empresas buscam nos profissionais e como eles devem se atualizar para as demandas de trabalho

A projeção de negócios globais, baseados em inteligência artificial devem chegar a US$ 15,5 trilhões até 2030, de acordo com consultoria PwC. O Google, por exemplo, acabou de lançar o Bard – ChatGPT – no Brasil, nesta quinta-feira (13).

Os investimentos e desenvolvimento das tecnologias geram um peso enorme e crucial nas carreiras profissionais de bilhões de pessoas. Por essa razão, o profissional deve ser altamente capacitado e atualizado, capaz de acompanhar as mudanças do mercado. Novos cargos serão gerados e outros serão modificados, exigindo novas skills e expertise dos trabalhadores, como flexibilidade de rotina, capacidade de inovar e criatividade para solucionar problemas de forma rápida e eficiente – tudo isso em adição ao domínio das ferramentas recentes.

“Toda evolução requer novos aprendizados e conhecimentos técnicos, que tem reflexo em todos os setores. Nesse novo mundo que está sendo construído e gerado a partir da inteligência artificial, as profissões tendem a se modificar e as empresas requerem um novo perfil de profissionais”, explica Gabriel Matias, CEO da CROWD, plataforma que conecta empresas a uma rede com mais de 25 mil profissionais.

O estudo Futuro do Trabalho, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral, mostra que 23% das ocupações devem se modificar até 2027. As empresas estão optando por contratar profissionais que tenham facilidade em adaptar sua rotina e escopo de trabalho, visto que as mudanças nas funções desempenhadas pelos funcionários passam por transformações. 

“Não é algo essencialmente novo. Podemos ter como exemplo as mudanças de cargos e funções que aconteceram desde a época da pandemia. Os trabalhos que antes eram apenas presenciais se transformaram em remotos e híbridos. Diversos profissionais tiveram que se adaptar à nova realidade de mercado. O mesmo está acontecendo com os avanços da inteligência artificial. É uma constante roda de evolução e adaptações”, explica Matias.

Isso não implica, de forma alguma, que os profissionais serão suplantados por máquinas e robôs. Matias sustenta a ideia de que a perspicácia humana permanece indispensável, mesmo em meio à revolução deste tempo. As novas soluções exigem a contribuição de profissionais especializados para serem desenvolvidas e implementadas de acordo com cada proposta. O objetivo central dessas inovações ainda é a otimização do tempo para o usuário, operador ou colaborador.

“A tecnologia é aliada e possibilita vários cenários, mas a capacidade de oferecer soluções rápidas, propor a inovação em diversos ambientes, realizar o gerenciamento de crises e campanhas só é possível por meio de um profissional capacitado. Eles representam o maior desejo das companhias. Estar atualizado sobre as novas tendências é dar passos à frente da concorrência”, conclui o CEO.


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