Estreia, em 1º de abril, Curso de Extensão em Neurogenética
São 70 horas de aulas on-line, com certificado e parte da renda destinada ao Ambulatório de Neurogenética do HC da USP e ao Centro de Estudos do Genoma Humano da USP
Estreia nesta segunda-feira, 1º de abril, o Curso de Extensão em Neurogenética on-line. Serão 78 aulas, totalizando 70 horas, voltadas a neurologistas, geneticistas, clínicos, pediatras e demais profissionais da saúde, além de estudantes e interessados no tema, que receberão, ao final do curso, um certificado de conclusão.
Os participantes poderão assistir às aulas quando e onde desejarem, até setembro, com a possibilidade de tirar dúvidas com os professores.
Parte da renda do curso será destinada ao Ambulatório de Neurogenética do HC da USP e ao Centro de Estudos do Genoma Humano da USP.
O curso é coordenado pelo médico neurologista Prof. Dr. Fernando Freua, coordenador executivo do ambulatório de doenças neurológicas raras e neurogenética do HC-FMUSP e vice coordenador do fellow em neurogenética e doenças raras da USP, e pela bióloga Profa. Dra. Lúcia Inês Macedo de Souza, pesquisadora colaboradora no Ambulatório de Neurogenética do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Inscrições e outras informações estão disponíveis em https://ead.medicinecursos.com.br/checkout/course/422/Pati4000/
Neurogenética e conduta clínica
A neurogenética é uma das áreas médicas com maior desenvolvimento nos últimos anos. Estima-se que dentre as doenças raras, mais de 90% sejam de etiologia genética, muitas relacionadas direta ou indiretamente à neurologia. Distinguir causas ambientais de genéticas pode mudar a conduta clínica, bem como o aconselhamento genético.
Desta forma, selecionar os testes genéticos, interpretar os resultados, reconhecer suas limitações e transmitir corretamente essas informações aos pacientes e seus familiares depende de grande conhecimento em biologia molecular do gene e do genoma humano.
O curso
Ao concluir o curso de Extensão em Neurogenética, o aluno deverá compreender os conceitos básicos de biologia molecular do gene e do genoma humano, necessários ao reconhecimento das principais doenças neurológicas de causa genética, seleção e interpretação de testes genéticos, além da criteriosa avaliação de tratamentos desde os já consolidados às possíveis terapias gênicas e genéticas.
Para isso, o curso está dividido em módulos: Biologia Molecular, Abordagens Moleculares das Doenças Genéticas, Clínico e Terapias de Alta Precisão.
Um último módulo, Aspectos Éticos, Jurídicos e Sociais, traz algumas questões que vão além das questões técnico-científicas, complementando o conteúdo do curso, como bioética, novas tecnologias para doenças raras, judicialização na saúde, busca acadêmica, LGPD, estratégias de comunicação e ética profissional.