Especialista da Delphi dá dicas de como manter a manutenção dos veículos agrícolas em dia

Supervisor de assistência técnica da marca indica os principais fatores para evitar problemas no campo e manter o veículo em funcionamento

O Brasil é o maior mercado de veículos e máquinas agrícolas da América Latina e um dos maiores do mundo. Em 2022, conforme dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) o total de vendas de tratores, colheitadeiras, pulverizadores, semeadoras, caminhões e ônibus foi de mais de 205 mil unidades, cerca de 10% do total comercializado pela indústria automotiva durante o ano.

Neste sentido, esse segmento é de extrema importância para o setor do agronegócio brasileiro, pois permite que os agricultores aumentem a produtividade, reduzam os custos de produção e melhorem a qualidade de seus produtos.

Para garantir que esses equipamentos de alta performance sigam funcionando perfeitamente, é necessário que se mantenha uma correta e frequente manutenção dos componentes mecânicos, evitando quebras e paralisações que podem afetar a atividade do produtor e a rentabilidade de seu negócio.

Além de suas soluções pioneiras para o setor agrícola, a Delphi oferece também dicas de manutenção de seus produtos. Fernando Marcelino, técnico de atendimento ao cliente da marca, sinaliza a importância das revisões periódicas: “Por operarem em situações severas, em ambientes com muita poeira, detritos e condições climáticas diversas, é imprescindível dedicar muita atenção em relação à sua utilização, para evitar riscos de deterioração dos equipamentos e prejuízos para o produtor rural”.

Confira abaixo importantes dicas para manter a frota em dia:

Manual de serviço: as revisões devem seguir o plano descrito no manual e serem feitas sempre por profissionais qualificados e treinados pela montadora ou pelo sistemista. No caso de itens particulares do sistema acoplado à máquina ou veículo. Marcelino acrescenta: “Os prazos para manutenção estipulados no manual respeitam os testes realizados pelo fabricante, podendo variar de acordo com as características ou o tipo de trabalho do equipamento”.

·       Atenção redobrada no caso de uso severo: em situações de uso mais severo é importante reforçar a atenção com a manutenção dos componentes e peças: “No caso do uso em excesso, em condições severas ou extremas de rodagem ou trabalho, a manutenção deve ser mais rigorosa e com uma periodicidade menor do que a recomendada no plano de manutenção, descrita no manual do proprietário”, ressalta Marcelino. Tais situações são comuns em tempos de colheita, quando o trabalho nas propriedades rurais se intensifica, obrigando o uso intensivo dos equipamentos e veículos e exigindo maior cuidado na operação.

·       Cuidado com o combustível: o supervisor da Delphi lembra que o uso de combustíveis de má qualidade ou adulterados também são um risco para os veículos e máquinas agrícolas: “Sempre se atente para a qualidade do combustível a ser utilizado. Em caso de contaminação ou adulteração, ele pode prejudicar todo o sistema de injeção e causar danos irreversíveis ao motor”.

·       Dê preferência para peças e componentes originais: Marcelino recomenda que sempre se utilizem peças originais, lubrificantes e filtros de ar e combustível de boa qualidade  

·       Manutenção preventiva e preditiva: o especialista também lembra que existem dois tipos diferentes de manutenção e que devem ser consideradas na operação rural. Elas podem ser preventivas, onde são substituídos os itens expostos à saturação como filtros de ar e de combustível, ou de degradação, como óleo lubrificante e aditivo do líquido de arrefecimento. Para alguns veículos existem ainda a manutenção preditiva, em que independentemente do estado do componente, ele deverá ser trocado devido à quantidade de horas ou quilômetros de trabalho executado, como por exemplo, rolamentos, mancais e mangueiras hidráulicas de alta pressão.

·       Atenção aos sinais: alguns sinais podem ser observados durante o trabalho com os veículos e equipamentos que indiquem a necessidade de uma intervenção técnica. Basicamente os desgastes em motores diesel off-road, geram ruídos metálicos, falta de força e vazamentos. Quanto ao sistema de injeção, presença de fumaça branca ou preta, consumo excessivo de combustível e perda de performance da máquina devem ser observados.

Ao menor sinal dessas anomalias, a máquina ou equipamento, deve ser avaliada por um profissional treinado e capacitado para identificar a causa raiz do problema, a fim de evitar danos mais extensos.

·       Componentes do motor merecem atenção especial: durante a manutenção, embora não exista uma prioridade sobre quais componentes devem ser checados, os componentes do motor merecem uma atenção especial, como explica o especialista da Delphi: “Todos os itens devem ser bem inspecionados, porém em se tratando de manutenção em uma máquina agrícola ou gerador de energia a diesel, o sistema de injeção de combustível seria o “coração” do motor, que gera todo o trabalho mecânico dos demais componentes. Por essa razão, bombas injetoras e bicos injetores, devem ser verificados com mais atenção”.

Em resumo, utilize sempre produtos originais comprados em concessionários ou distribuidores autorizados. Busque sempre por mão de obra especializada, treinada em fábrica ou em cursos oferecido pelos sistemistas e fornecedores dos fabricantes. Em caso de dúvidas, procure informações nos manuais de manutenção dos equipamentos ou acesse o site delphitechnologies.com.br para encontrar materiais complementares.


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