22 de setembro de 2024

Especialista comenta sobre a Revolução de 1932 e conta sobre sua importância no contexto público

O dia 9 de julho é um importante marco na história do Brasil pela comemoração da Revolução de 1932. Na ocasião, os paulistas, em um ato de resistência, levantaram-se contra o governo de Getúlio Vargas, exigindo a criação de uma nova Constituição e o fim da ditadura. O movimento teve início em 1931 devido à insatisfação em relação ao interventor militar natural de Pernambuco nomeado por Getúlio Vargas para administrar o governo paulista.

Essa sensação de revolta por parte da opinião pública levou os principais grupos políticos paulistas a defenderem a nomeação de um interventor civil e paulista, além da convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte e da autonomia administrativa de São Paulo.

Segundo Rafaela Mateus, autora de História do Sistema de Ensino pH, “o principal acontecimento que está diretamente ligado à Revolução Constitucionalista de 1932 foi a Revolução de 1930, episódio que representou a chegada de Vargas ao poder. Nesse contexto, a oligarquia paulista se sentiu excluída do poder e reagiu com maior vigor ao prolongamento do Governo Provisório”.

Além disso, ela expõe que: “a perda da hegemonia política de São Paulo, o prolongamento do Governo Provisório, a nomeação de um interventor que não atendia aos interesses políticos da oligarquia paulista e a ausência de uma constituição foram os principais fatores que contribuíram para o crescimento da insatisfação social. No entanto, a morte de quatro jovens em um confronto entre estudantes constitucionalistas e grupos ligados aos tenentes, em 23 de maio de 1932, foi o estopim do conflito. Esse episódio deu origem a um movimento chamado M.M.D.C. em referência às letras iniciais dos nomes dos jovens: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo”.

Rafaela Mateus, autora de História do Sistema de Ensino pH, está disponível para entrevistas sobre o tema. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, ela tem mais de 16 anos de experiência no ensino de História nos papéis de professora, monitora e autora do material pedagógico da disciplina no Sistema de Ensino pH.

Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular. O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.

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