Escolas vencedoras do Prêmio Liga STEAM 2023 ganharão laboratório de robótica e brinquedoteca

Escolas não precisam ter projeto pronto para fazer a inscrição no prêmio

Professoras e professores de escolas públicas de Educação Básica de todo o Brasil, da Educação Infantil, a partir da faixa etária de 4 anos, e do Ensino Fundamental e Médio podem se inscrever até o dia 4 de junho no Prêmio Liga STEAM 2023. Ganham os três projetos de cada categoria que desenvolverem as melhores ideias para solucionar desafios de suas comunidades.

As escolas vencedoras do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, e do Ensino Médio constituem duas categorias que serão premiadas com um laboratório de robótica por categoria. A escola vencedora que faz parte da categoria de Educação Infantil, segmento incluído no prêmio este ano, até o 2º ano do Ensino Fundamental receberá uma brinquedoteca. Para os segundos e terceiros lugares de cada categoria, os prêmios são em dinheiro, a serem revertidos em equipamentos e benfeitorias para as escolas.

O tema geral do Prêmio Liga STEAM 2023 é: “8 bilhões de motivos para mudar o presente. Sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade”. E, neste ano, os projetos devem responder à pergunta: “Como a tecnologia e a engenharia podem ser aliadas na construção de soluções inovadoras visando o desenvolvimento sustentável de sua comunidade?” Professores e estudantes devem desenvolver soluções para a comunidade escolar com foco na Sustentabilidade e na Educação Ambiental.

Não é preciso ter um projeto pronto para fazer a inscrição. Professoras e professores inscritos terão acesso a uma exclusiva formação STEAM de 20 horas, realizada pela Tríade Educacional, preparando-os para conceber e estruturar os projetos que irão realizar com seus alunos. Interessados podem obter mais informações sobre o Prêmio Liga STEAM e fazer suas inscrições no site Liga Steam. Informações também podem ser encontradas no vídeo no canal do Youtube: Prêmio Liga STEAM 2023 – YouTube

Promovido pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, o Prêmio Liga STEAM 2023 visa incentivar o desenvolvimento de projetos STEAM nas escolas brasileiras. Em 2022, foram inscritos mais de 1.800 projetos de quase 800 escolas em todos os cantos do país. Na categoria Ensino Fundamental, a vencedora foi a Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, de Piracicaba (SP), cujos alunos idealizaram um parque público a ser construído em área ocupada por um terreno baldio ao lado da escola e que era usado para descarte de lixo. Na categoria Ensino Médio, o vencedor foi o Instituto Federal Sul-rio-grandense, de Sapucaia do Sul (RS), com um projeto de hortas comunitárias sustentáveis e de baixo custo.

O que é a Liga STEAM

A Liga STEAM é uma estratégia criada pela Fundação ArcelorMittal para conectar parceiros relevantes e somar forças para investir na educação do Brasil. Hoje, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, é um dos maiores programas de formação gratuita de educadores em STEAM do país. “O futuro do país passa, necessariamente, pela educação, e começando a investir nela hoje, certamente estamos trabalhando por um amanhã melhor”, diz Herik Marques, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal.

O que é STEAM – STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. A abordagem STEAM desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

Sobre a Fundação ArcelorMittal – Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.

Sobre a Fundação Banco do Brasil – Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.

Sobre a Associação Voluntários para o Serviço Internacional – AVSI Brasil – É uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, cuja missão é tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.

Sobre a Tríade Educacional – É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são bases de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.

Serviço:

Prêmio Liga STEAM
Informações, edital e inscrições em Liga Steam 


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464