22 de setembro de 2024

Entregador do iFood de Arapongas se forma em curso de programação por meio do Potência Tech

“Muito estudo, foco, comprometimento, dedicação e muita resiliência, pois dificuldades e empecilhos surgem inevitavelmente” - afirma Bruno Pilla de Oliveira

Projeto abre novas bolsas de estudo voltadas a públicos sub-representados

O fim de junho foi uma data especial para 67 entregadores e entregadoras de delivery, que se formaram no curso de Desenvolvimento Back-End, ministrado pela Cubos Academy por meio do Potência Tech, projeto do iFood, empresa brasileira de tecnologia.

O projeto Potência Tech oferece bolsas de estudo em instituições parceiras, além de uma plataforma online com trilhas educacionais gratuitas, com foco na empregabilidade de grupos sub-representados no mercado de tecnologia, como mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.

Esta foi a primeira turma exclusiva para entregadores e entregadoras no curso de Back-End na Cubos Academy, realizado de agosto de 2022 a maio de 2023. Foram 540 horas de aulas em programação, sendo 50% de atividades e desafios práticos, além de dicas de soft skills e mentorias com especialistas do iFood. 12% dos estudantes conseguiram emprego em tech antes mesmo do término do curso.

Entregador do iFood de Arapongas se formou em maio no Potência Tech

Analista de sistemas graças ao Potência Tech, Bruno Pilla de Oliveira concluiu o Potência Tech em maio deste ano. O Potência Tech abriu a janela de oportunidade que ele precisava para mudar de carreira.

“O projeto foi fundamental para me acrescentar conhecimento de programação e fazer com que ao final do curso eu conseguisse meu primeiro emprego na área”, conta. “Era impensável conseguir uma bolsa e ser um dos 80 contemplados dentre 6 mil inscritos. Me inscrevi, passei, fiz todo o curso com muita dedicação intercalando com a rotina de trabalho de entregador do Ifood”

Hoje, Bruno é analista desenvolvedor de sistemas e diz que “não existe receita de bolo ou fórmula mágica que funcione para todo mundo” em relação à mudança de carreira. “Muito estudo, foco, comprometimento, dedicação e muita resiliência, pois dificuldades e empecilhos surgem inevitavelmente”, aconselha.

Programação é uma área boa em qualquer lugar, conta Bruno. Hoje, ele mora em Arapongas, no interior do Paraná, e conseguiu uma vaga presencial na própria cidade. “Sem contar as vagas remotas que ocasionalmente aparecem”, avalia. “O segredo é se candidatar em todas as vagas que fazem sentido com seu perfil e pescar a sua oportunidade”.

“Graças a parceria da Cubos com o iFood, conseguimos dar oportunidades para as pessoas que mais precisam. Especialmente nessa turma de entregadores, vimos pessoas com muita resiliência e muita vontade de aprender. Pessoas que mesmo com a obrigação de ter que trabalhar todos os dias para ter renda e colocar comida em casa, conseguiram se dedicar ao curso, fazer trabalhos muito bons. Tenho certeza que formamos excelentes profissionais e isso não seria possível se não fosse pela parceria com o iFood, então esse projeto tem uma importância gigantesca”, comenta José Messias Junior, presidente e fundador da Cubos Academy.

Ao final do evento, os formandos ainda foram surpreendidos com 10 bolsas integrais para cursos superiores na Faculdade das Américas (FAM) e 10 cursos de inglês, que serão disponibilizados por ordem de inscrição, além de mentorias com Diego Barreto, VP de Finanças e Estratégia do iFood, e Osvaneo Ferreira, Diretor de Engenharia do iFood.

Novas bolsas

O Potência Tech abriu novas bolsas integrais, 100% gratuitas, voltadas à comunidade: Em parceria com a ADA Tech, foram disponibilizadas 50 mil bolsas para cursos digitais com conteúdos introdutórios sobre programação. Os alunos que concluírem 80% desse conteúdo e quiserem se aprofundar na carreira de Front-End, poderão se inscrever para 1.500 vagas (distribuídas por ciclos, em três semestres) para formação de seis meses. Uma das turmas será formada exclusivamente por entregadores.

“No iFood, temos a meta de formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados e de baixa renda na área de tecnologia até 2025 e o Potência Tech é um programa fundamental para alcançarmos esse objetivo. O iFood acredita e investe em educação porque essa é uma das principais alavancas para a transformação social e o progresso do País. Enquanto empresa brasileira de tecnologia, comprometida com o desenvolvimento de seu ecossistema e da sociedade, promovemos diferentes iniciativas que buscam incentivar, dar acesso e oferecer mais oportunidades”, enfatiza Luanna Luna, gerente de Educação do iFood.

Os outros 40% das vagas do Potência Tech serão destinados para mulheres e 50% para pessoas pretas e pardas. Além disso, os inscritos devem possuir uma renda per capta de até R$ 2 mil. As inscrições estão abertas até 09 de agosto. Já em parceria com a DIO, será oferecido um Bootcamp de Ciência de Dados com Python. São 5 mil vagas destinadas a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica ou grupos de diversidade. As inscrições seguem abertas até 23 de julho. Em ambos os casos, as inscrições são feitas por meio do site potenciatech.com.br.

Conduzido pelo iFood, o Potência Tech já ofereceu 30 mil bolsas de estudo desde seu lançamento, em 2021, e conta com cerca de 2 mil pessoas empregadas. Até o início de 2024, as bolsas devem somar R$12 milhões de investimento. Inscrições: <engage.brazil.generation.org/potenciatech>.

São Paulo e Rio de Janeiro

Estão abertas até o dia 18 de julho, as inscrições para o Generation Brasil, um Bootcamp intensivo para Desenvolvimento Web Java Full Stack (React) + Desenvolvimento .NET financiado pelo iFood. O curso é 100% gratuito e oferece ajuda de custo. O iFood oferece 500 vagas para estudantes de São Paulo e Rio de Janeiro e moradores num raio de até 100 km das capitais, porque as aulas são oferecidas em formato híbrido, parte a distância, parte presencial.

O curso é aberto à comunidade, mas prioriza jovens em situação de vulnerabilidade sem vínculo empregatício, acima de 18 anos, com ensino médio (ou técnico) completo, baixa renda individual, interesse pela área de tecnologia e disponibilidade de dedicação durante o período do projeto. Terão preferência de vagas candidatos não brancos, LGBTQIAP+ e também pessoas com deficiência.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile.

Optimized by Optimole