Energia solar em curso itinerante capacita mais de 5,5 mil pessoas em dois anos
A carreta-escola “Road Show ABGD HUAWEI Solar”, iniciativa da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a HUAWEI, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e com apoio de outras empresas do mercado de energia solar, capacitou gratuitamente mais de 5,5 mil pessoas durante as duas edições do curso itinerante.
O projeto acaba de completar dois anos. A primeira temporada do curso foi realizada de maio de 2021 a abril de 2022. Já a segunda edição aconteceu de junho de 2022 a junho de 2023. Ao longo dos meses, o veículo percorreu 54 mil quilometros, por 83 cidades e 20 Estados, além do Distrito Federal. Ao todo, foram mais de 20 mil horas de aulas, divididas em dois cursos diferentes: fundamentos dos sistemas fotovoltaicos (energia solar) e técnicas para instalação de painéis solares à população local.
De acordo com Guilherme Chrispim, presidente da ABGD , “o principal objetivo do Road Show é ensinar à população de todo o Brasil os benefícios que a energia renovável oferece, além de capacitar ainda mais as pessoas que já atuam nesse segmento. Ficamos muito satisfeitos com os resultados das duas edições desse projeto, que é uma porta de entrada para quem quer saber mais sobre energia solar ou até mesmo trabalhar nesse setor”, comenta.
Para a Huawei, participar de um projeto que vialibiza a educação é de extrema importância. “O Road Show apresenta uma solução única com base em Inteligência Artificial que garante o fornecimento de energia limpa dia e noite, de forma muito intuitiva, eficiente e econômica para ambientes residenciais, comerciais e industriais. Isso não é tendência, e hoje já é apresentado para todo o Brasil”, afirma Romulo Horta, diretor de Canais da Huawei para o Brasil.
O curso é realizado em uma carreta-escola totalmente adaptada, equipada com um sistema completo de de microgeração de energia solar, que pode funcionar on-grid e off-grid. O veículo possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar. A ação disponibiliza conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas.
Além dos aspectos técnicos, o curso aborda também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promove o empreendedorismo, além de ensinar a instalação de painéis solares. Cada curso possui carga horária de 4 horas.
O “Road Show ABGD HUAWEI Solar” é um projeto da ABGD em parceria com a HUAWEI e conta com patrocínio da Risen, Inox-Par Linha Solar, SSM Solar do Brasil, Orion-E, Embrastec e CorSolar, além de apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA/SP), do Senai São Paulo, Firjan e da ABGD News.
Sobre a ABGD
A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil.
Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.
SP4 Comunicação Corporativa – Agência de Comunicação da ABGD
Lucas Caldini – (15) 98141-1413 – lucas.caldini@sp4com.com.br
Heloisa Pereira – (11) 98582-6105 – heloisa.pereira@sp4com.com.br
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Por meio da subsidiária Huawei Digital Power, a empresa desenvolve dispositivos inteligentes voltados para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica, aumentando a eficiência energética em data center, usinas de energia e infraestrutura de telecomunicação. Há 24 anos no Brasil, é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.