22 de setembro de 2024

Endividamento das famílias cresce e inadimplência aumenta, mostra estudo IBEVAR – FIA Business SchoolFI 

De acordo com a projeção elaborada pelo IBEVAR – FIA Business School, a taxa de inadimplência (recursos livres) deve ficar entre 5,97% e 6,59%, com média estimada 6,28% para março de 2023, o que implica um aumento de 0,17 p.p. em relação ao valor real de janeiro de 2023 e o mesmo aumento de 0,08 p.p. em relação ao valor estimado para fevereiro de 2023. 

Considerando-se a indicação de aumento dos atrasos (recursos livres) observada, é razoável esperar uma taxa de inadimplência entre a média prevista para o intervalo (6,28%) e o limite superior (6,59%) para o mês de março de 2023. 

“O longo período com taxas altas de inflação e a elevação das taxas de juros na ponta vem reduzindo significativamente a renda disponível das famílias. O endividamento das famílias medido pelo volume da renda corrente comprometida cresceu nada menos que quase 9 pp. nos últimos dois anos” explica o presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School”, Claudio Felisoni.

Projeção de vendas no varejo continua com previsão de recuo: revela estudo IBEVAR – FIA Business School

As previsões de vendas do varejo ampliado quanto o restrito continua em movimento descendente. 

O varejo ampliado, como revelado pelas estimativas do IBEVAR-FIA Business School, deve ter uma queda em março em relação a fevereiro de – 3,3%, de – 1,16% abril em relação a março e um pequeno acréscimo de + 0,86% de maio em relação a abril. 0,967 0,984. 

A composição desses indicadores sinaliza uma queda de 4% do 

varejo no horizonte março a maio. No caso do varejo restrito (exclui automóveis, partes e peças; material de construção) os percentuais de evolução no mesmo período são: – 0,85% (março/fevereiro), – 1,22% (abril/março) e + 1,08 (maio/abril), o que resulta também em um recuo, porém de apenas – 0,16% no período. 

“Esse cenário pouco promissor está muito associado “ao endividamento das famílias que aumentou quase 9 pontos percentuais nos últimos dois anos”, comenta Claudio Felisoni, o presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School. 

Sobre a FIA Business School

Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina.

Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade.

Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, incluindo Financial Times e EuropeanCEO.

A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.   

Sobre o IBEVAR 

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo. 

Optimized by Optimole