Empresa pode oferecer estudo aos colaboradores que prestam o ENEM, conheça o “Vestibulever”
Por Natalia Berce
O investimento em educação desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade social e econômica em nosso país. Embora a jornada rumo à igualdade de oportunidades educacionais e ao acesso universal à educação ainda seja desafiadora, é de extrema importância reconhecermos o impacto positivo que a educação tem na vida das pessoas e no desenvolvimento da sociedade como um todo.
Apesar dos avanços significativos nas últimas décadas, o acesso à educação no Brasil é marcado por desigualdades e disparidades. Dados do IBGE revelam que 29,2% da população branca e apenas 15,3% de pessoas pretas ou pardas estão em Universidades. Minorias étnicas, de gênero e socioeconômicas continuam a enfrentar barreiras significativas no acesso ao ensino superior e a oportunidades de desenvolvimento profissional.
Atuando como Gerente de ESG, tive o privilégio de desenvolver, em parceria com meu time, um projeto inspirador de solução nesse contexto, o “Vestibulever”, focado em promover a igualde de acesso à educação de forma efetiva, com qualidade e sem nenhum custo para nossos colaboradores, onde conseguimos garantir o preparo adequado para a prova do ENEM, com orientações estratégicas, simulados, apoio pedagógico, mentorias e plantão de dúvidas.
Ao todo foram 10 semanas de aula, sendo com carga de três horas nos quatro dias por semana. Um conteúdo extenso e intenso que trouxe resultados incríveis para o time: 42% dos participantes aprovados em Universidades Federais e 34% aprovados com bolsas de estudo em Universidades particulares.
Considerando os fatores de desigualdade social do nosso país, buscamos, também, alcançar os grupos menorizados e o resultado foi que tivemos 10% de refugiados e migrantes, 10% de pessoas com filhos pequenos e 30% de pessoas pretas.
Buscamos ser agentes de transformação, ajudando a romper barreiras que impactem negativamente no desenvolvimento do nosso time, dentro e fora da empresa, uma vez que o colaborador pode optar por qualquer curso universitário, estando ou não em linha com o negócio da empresa. O objetivo principal é gerar oportunidades de vida, pensando única e exclusivamente no crescimento de cada aluno, na área de atuação que desejar.
Em um mercado de trabalho competitivo, ter um currículo qualificado pode ser a chave para se destacar e mudar a realidade social de diversas famílias. Ao investir em educação corporativa e programas de capacitação, as empresas não apenas fortalecem seu capital humano, mas, também, contribuem para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que estão inseridas, podendo mudar suas realidades.
*Natalia Berce é gerente de ESG da empresa de CX, Foundever