Empresa destaca a importância do investimento em sanidade de bovinos
Companhia francesa abordou o aumento de lucratividade em fazendas que desenvolvem planos para saúde dos bovinos
Na pecuária atual, ainda existe alguma resistência entre os produtores sobre o investimento em diferentes áreas de suas fazendas, como a tecnologia, a saúde e o bem-estar dos bovinos, sejam de corte ou leiteiros. Em muitas regiões do país, pecuaristas enxergam qualquer investimento fora do tradicional como um custo adicional ao negócio. Porém, essa não é a realidade”, afirma o médico-veterinário e gerente técnico de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal, Guilherme Moura.
No 13º Dia de Campo promovido pela Fazenda Cachoeira – de propriedade do empresário Bernhard L. Kiep –, em Itaberá (SP), a Vetoquinol Saúde Animal apresentou painel defendendo o compromisso com a sanidade do rebanho e como elevar a produtividade e a lucratividade do negócio. Guilherme Moura explicou que a otimização dos lucros nas fazendas, assim como da produção de proteína animal em boa qualidade e quantidade, está totalmente conectada à saúde dos animais. “Um plantel saudável transparece um negócio profissional, com acréscimo na valorização do que é produzido, que gerará segurança alimentar a bilhões de pessoas”.
O médico-veterinário também destacou que o custo médio com medicamento na pecuária brasileira não passa de 3%, percentual, muito inferior aos gastos com alimentação e mão-de-obra. “Estar atento durante todo o ano aos diferentes tipos de enfermidades que os bovinos podem ter, vai garantir uma tomada de decisão no timing exato para evitar prejuízos econômicos exacerbados que podem drenar todo o lucro do pecuarista. O acompanhamento e a farmácia da fazenda serão vitais para a sustentação do negócio”, completa.
Os prejuízos pela falta de prevenção e combate eficiente a parasitas internos, por exemplo, chegam a US$ 7,1 bilhões por ano no Brasil. Se o número for somado à ação de ectoparasitas, como carrapatos, mosca-dos-chifres (Haematobia irritans), berne, bicheira e mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans), chega-se ao valor de US$ 13,9 bilhões em danos à pecuária brasileira.
Ciente de todos os males que afligem a pecuária nacional, a Vetoquinol colabora com o produtor fornecendo ao mercado soluções modernas para o combate às enfermidades mais comuns em bovinos. Contra parasitas internos e externos, a Vetoquinol desenvolveu Bullmax® Premium – endectocida injetável composto de fluazuron e eprinomectina. Já contra as moscas-dos-chifres, a companhia apresenta o Fiprotag® 210 – brinco desenvolvido à base de fipronil e diazinon. “O monitoramento e a gestão sanitária responsável dão os caminhos para os pecuaristas. Um bom planejamento sanitário anual garantirá que o pecuarista extraia o melhor da nutrição e genética adotada em sua propriedade”, finaliza Guilherme.