Emissão de vistos americanos para brasileiros cresce 34,8% em julho
Casamentos com cidadãos dos EUA atingem números recordes
A emissão de vistos americanos para brasileiros registrou um crescimento de 34,8% em julho deste ano, segundo dados da pesquisa Viva América. Esse aumento expressivo reflete o crescente interesse de brasileiros em viajar para os Estados Unidos, seja a turismo, negócios, ou para outros fins específicos, como casamento com cidadãos americanos.
De acordo com o levantamento, além do aumento geral de emissões, um recorde significativo foi atingido no número de brasileiros que se mudaram para os EUA com o objetivo de se casar com cidadãos norte-americanos. A pesquisa revela que esse tipo de visto, conhecido como visto K-1, destinado a noivos de cidadãos americanos, teve uma alta sem precedentes nos últimos meses.
O fenômeno pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo a flexibilização das restrições pós-pandemia, o desejo de muitos casais que tiveram suas uniões adiadas durante a crise sanitária e a busca de brasileiros por novas oportunidades de vida no exterior. Especialistas também apontam que a desvalorização do real frente ao dólar tem motivado muitos brasileiros a procurar uma vida estável fora do país.
Por outro lado, o processo de obtenção de vistos americanos ainda enfrenta desafios. Muitos brasileiros continuam a relatar dificuldades para agendar entrevistas nos consulados, que enfrentam longas filas de espera, sobretudo em São Paulo e Rio de Janeiro.