Em Santa Catarina, projeto monta “Gibiteca nas Escolas”
Em sua terceira edição, o projeto “Gibiteca nas Escolas”, vai entregar 30 móveis com 400 gibis, 4 livros infantis em braile e exemplares dos livros da autora Denise Becker, idealizadora do projeto selecionado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Na semana do dia 20 de novembro, as gibitecas com 12000 gibis (HQs da Disney) serão entregues para escolas públicas em 30 municípios do oeste do estado de Santa Catarina.
As publicações são selecionadas para a leitura dos alunos do ensino fundamental I, na faixa etária de 6 a 11 anos. “Como os HQs em geral unem palavra e imagem, elas irão contemplar tanto alunos que já leem fluentemente quanto os que estão iniciando, facilitando também a eficácia nas aulas de alfabetização. A iniciativa também irá oportunizar aos alunos conhecerem diversos títulos de revistas de Histórias em Quadrinhos, despertando o interesse e intensificando o hábito da leitura com atrativos lúdicos. No meu tempo, os gibis foram muito importantes no processo de alfabetização e meu interesse pela leitura”, explica Denise Becker.
Os municípios contemplados são: Irati, Quilombo, Formosa do Sul, Santiago do Sul, Jardinópolis, Sul Brasil, União do Oeste, Águas Frias, Coronel Freitas, Cordilheira Alta, Nova Itaberaba, Nova Erechim, Serra Alta, São Domingos, Abelardo Luz, Ouro Verde, Bom Jesus, Ipuaçu, Entre Rios, Xanxerê, Chapecó, Xaxim, Lajeado Grande, Marema, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Xavantina, Seara, Arvoredo e Paial.
A execução deste projeto é através do PIC – Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura e está sendo patrocinado pelas empresas Santa Apolônia – Produtos Hospitalares, Casas da Água Materiais de Construção, Grupo DVA Veículos e Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC.