Em ligação de vídeo, Milei convida Jair e Eduardo Bolsonaro para posse na Argentina
Em uma videochamada realizada na segunda-feira (20), o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, conversou com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante a chamada, Milei convidou ambos para sua cerimônia de posse, agendada para o dia 10 de dezembro.
Eduardo compartilhou um registro da videochamada no X (antigo Twitter) e confirmou a participação dos dois no evento.
Bolsonaro destacou que, durante a conversa, o novo líder argentino terá “um longo caminho pela frente” e representará “muita coisa” para o Brasil.
O ex-chefe de Estado também comentou sobre a ligação nas redes sociais, parabenizando Milei por sua vitória e comentando a importância da Argentina para aqueles que, de acordo com ele, “valorizam a democracia e a liberdade”.
Milei foi eleito no domingo (19), derrotando o peronista e ministro da Economia, Sergio Massa, no segundo turno.
Com 99,28% das urnas apuradas, Milei obteve 55,69% dos votos, enquanto Massa ficou com 44,30%, conforme os resultados oficiais.
O presidente eleito, que se autodefine como “anarcocapitalista” e “libertário”, defende a ideia de fechar o Banco Central do país, abolir o peso e adotar o dólar americano como moeda local.
Milei também é contra a interferência do Estado na sociedade e a favor do sistema de livre mercado.
Ele propõe um programa para cortar gastos públicos e expressa posicionamentos como a negação do aquecimento global, apoio à venda de órgãos e defesa do sistema de educação não obrigatório e privado.