Egresso do Senai Londrina vai representar o Brasil em mundial de profissões técnicas na França
Thiago Rocha de Araújo conquistou medalha de Ouro para Computação em Nuvem durante final brasileira da principal competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills
O Senai Paraná está confirmado como represente do Brasil na maior olimpíada de profissões técnicas do mundo, a WorldSkills International, programado para acontecer em setembro de 2024 na cidade de Lyon, na França.
A vaga veio com o egresso do Senai Londrina Thiago Rocha de Araújo que conquistou o Ouro na ocupação # 53 – Computação em Nuvem.
Thiago, que é formato no Curso Técnico em Informática pelo Senai Londrina e hoje atua como Engenheiro DevOps/Analista de Sistemas para uma fintech americana, disputou o Ouro e a vaga para Lyon com outros sete estados brasileiros na semana de 02 a 06 de outubro.
Com este novo resultado, Thiago torna-se bicampeão nacional e bicampeão estadual da WorldSkills para Computação em Nuvem.
Em 2022, ele já havia conquistado o ouro e vaga para representar o Brasil na WorldSkills programada para acontecer em Shanghai, na China e que, em decorrência da pandemia de covid-19, foi cancelada pela primeira vez na história.
O egresso do Senai Londrina também é campeão mundial da Sansung Skills 2021 na mesma modalidade, quando representou o Brasil competindo com profissionais de Singapura, Taiwan, Rússia, Japão e Coreia.
“Participar da WorldSkills novamente é algo muito importante pra mim. Experimentar novamente essa sensação como competidor e essa felicidade de ganhar é incrível. Esse momento está sendo muito importante pra mim, pra minha família e meus professores. Isso é resultado do nosso trabalho e mostra que estamos evoluindo muito desde a última competição até hoje. Agora, vamos com tudo pra França”, comemora Thiago.
O Senai Paraná já é referência mundial em Computação em Nuvem e Thiago segue o legado deixado por seu antecessor, também do Senai Londrina, Leandro Ribeiro Moreira, vice-campeão mundial na mesma modalidade, durante a edição 2019 da WorldSkills realizada na Rússia.
Senai Paraná já acumula 04 pratas e 01 bronze na etapa que define os representantes do Brasil na WorldSkills de 2024 na França
Além do Ouro com Thiago Rocha de Araújo na ocupação # 53 – Computação em Nuvem, posto que garante ao Senai Paraná a vaga como representante do Brasil no mundial de profissões técnicas de 2024 na França, a instituição já acumula 04 medalhas de prata e 01 medalha de bronze na etapa nacional da competição.
Estes resultados colocam o estado entre os três melhores do Brasil quando o assunto é formação técnica profissional para áreas como Mecatrônica, Fresagem CNC e Edificações, por exemplo.
Senai Paraná segue na disputa por novas vagas em Lyon
O Senai Paraná segue na disputa para representar o país no mundial de profissões de 2024 na França.
Na semana de 16 a 20 de outubro, a instituição compete em Osasco (SP) na ocupação #45 – Modelagem de protótipos; na cidade de São Paulo (SP) nas ocupações # 31- Tecnologia da Moda e # 33 – Tecnologia Automotiva e ainda, de maneira remota, na modalidade on-line, na ocupação #23 – Robótica Móvel.
Marcada para 10 a 15 de setembro de 2024 em Lyon, na França, a 47ª edição da WorldSkills deve reunir cerca de 1.500 competidores de 65 países.
O Brasil figura entre os cinco melhores do mundo desde 2007, tendo conquistado o 3º lugar geral na última edição de 2019 em Kazan, na Rússia.
Na etapa nacional da WorldSkills Shanghai 2022 que, em decorrência da pandemia de covid-19 foi cancelada pela primeira vez na história, o Senai Paraná conquistou quatro medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze, além de 18 troféus.
Confira o calendário e o local das provas para a seletiva de Lyon
Confira a lista de todas as ocupações da WorldSkills 2024 em Lyon