Eficiência energética: reabertas as inscrições para o PotencializEE

Pequenas e médias indústrias de São Paulo podem desenvolver projetos com o apoio do governo federal e de organizações nacionais e internacionais

Após um curto período fechadas, foram reabertas as inscrições para o PotencializEE, o Programa Investimentos Transformadores em Eficiência Energética na Indústria. Gerida pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e coordenada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), a iniciativa tem como objetivo garantir maior eficiência energética nos processos industriais, além de contribuir para a descarbonização da economia brasileira.

O programa é pioneiro em reduzir o desperdício de energia nas indústrias do estado de São Paulo. Para isso, reúne parceiros estratégicos ligados aos setores de energia, indústria e financeiro, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Na esfera ambiental, a iniciativa tem a pretensão de conter a emissão de 1,1 MtCO₂e (milhão de toneladas de CO₂ equivalentes) até o fim de 2025 e cerca de 4,5 MtCO₂e até 2050.


Eficiência e economia

Voltado para pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo, o programa também incide no aumento da competitividade das empresas participantes. Isso porque a maior eficiência energética impacta em aspectos como a redução dos custos de produção, além de contribuir para o fortalecimento da economia sustentável.

Uma das etapas estratégicas da iniciativa é desenvolvida em parceria com o SENAI. A instituição atua em ações de conscientização das indústrias; capacitação e certificação de consultores; realização de diagnósticos energéticos; e apoio à implantação de projetos de eficiência energética.

Ao todo, mais de mil indústrias paulistas já participam do programa, entre elas a Jampac Alimentos, que utilizou o PotencializEE para reformular os processos de refrigeração de alimentos. Sócio administrador da empresa, Claudio Cesar Pessotto ressalta a importância da ajuda do SENAI para a obtenção dos resultados.

“Nosso maior custo de energia elétrica está na geração de frio. Foi por meio de um levantamento dos especialistas do SENAI que vimos os motores específicos para cada compressor. Depois de uma remodelação de todo o parque motriz, tivemos uma redução de aproximadamente R$ 0,02 por quilo de produto produzido”.

Como se inscrever

Empresas interessadas em participar do PotencializEE devem acessar o site do projeto e preencher um formulário simples (com dados como e-mail, nome da empresa e telefone para contato). As inscrições ficarão abertas ao longo de todo o ano.

As indústrias aprovadas na análise de elegibilidade serão encaminhadas para o SENAI, responsável pela consultoria que resultará no diagnóstico de melhoria da eficiência energética das empresas.


Sobre o Projeto Indústria Verde


O Indústria Verde é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apresentar as contribuições da indústria brasileira à agenda ambiental. A indústria é parte da solução no desenvolvimento sustentável. O setor produtivo é um dos pioneiros a assumir a responsabilidade de estimular a implementação dos compromissos climáticos no país.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464