Educação para todos: G20 promove debates sobre escola e comunidade no Ceará
A relação entre escolas e suas comunidades ganhou destaque nas discussões do Grupo de Trabalho de Educação do G20, durante o evento “Ceará: Centro Global de Educação”, em Fortaleza. Iniciado nesta terça-feira, 29 de outubro, o encontro reúne líderes educacionais de diversos países para compartilhar experiências positivas sobre o engajamento escolar. O evento, que acontece até sábado, 2 de novembro, é liderado pelo Ministério da Educação (MEC) e antecede a reunião ministerial do G20, prevista para o dia 30 de outubro.
O tema integra as prioridades da presidência brasileira no G20, que tem debatido três pautas principais ao longo do ano: valorização dos professores, conteúdos digitais e, agora, a integração entre escolas e comunidades. As duas primeiras pautas foram abordadas em reuniões anteriores em Brasília e no Rio de Janeiro, realizadas em maio e julho, respectivamente. O objetivo é criar estratégias globais que incentivem uma educação mais inclusiva e conectada à realidade social de cada região.
Durante os debates em Fortaleza, representantes de diferentes nações destacaram práticas de engajamento que têm fortalecido a educação pública e promovido maior participação das famílias na vida escolar. A proposta é que, ao final do evento, seja elaborado um documento com recomendações para os ministros da Educação do G20, orientando políticas públicas que fomentem a colaboração entre escolas e comunidades ao redor do mundo.