21 de setembro de 2024

Educação para as Relações Étnico-Raciais: Àwúre Educa oferece curso gratuito online de formação com certificação

Grande parte das licenciaturas no Brasil não oferece o preparo necessário para lidar com o desafio que é o enfrentamento das discriminações em um país tão diverso. A formação de profissionais capacitados(as) para a convivência com a diversidade e para a aderência à luta antirracista nem sempre é pauta nas universidades e institutos de ensino.

Observando a falta desta oferta, a plataforma Àwúre Educa lança o curso de Formação em Educação Para as Relações Étnico Raciais – Dialogando sobre Práticas Educativas, totalmente online, gratuito, e com certificado. O programa do curso de 60 horas é dividido em aulas virtuais, atividades, leitura de textos complementares e exercícios. Uma oportunidade de capacitação profissional remota essencial para ajudar a promover a inclusão, a diversidade e a equidade na sociedade.

Além de capacitar profissionais da educação a lidar de maneira mais eficaz com questões relacionadas à diversidade étnico-racial, o curso de formação pretende auxiliar docentes de todo o Brasil para que possam desenvolver estratégias de ensino mais plurais.

Para fazer o curso, basta acessar o site da plataforma Àwúre Educa, criar uma conta, registrar seus dados e automaticamente, efetuar sua matrícula. A plataforma é intuitiva e possui tutores à disposição dos(as) alunos(as), para dar suporte durante todo o período de aprendizado.

A plataforma Àwúre Educa faz parte do Programa Àwúre e foi criada em 2021 para ser uma plataforma online de educação, capacitação, qualificação e aprendizagem profissional, com objetivo de fortalecer a educação para as Relações Étnico-Raciais e o ensino dos direitos humanos.

Por sua vez, o Projeto Àwúre é uma ação do Grupo de Trabalho do Ministério Público do Trabalho “Povos Originários, Comunidades Tradicionais e Periféricas” executado em parceria estratégica com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

As ações do Projeto Àwúre são custeadas com valores de condenações em indenizações por dano moral coletivo em ações civis públicas promovidas pelo Ministério Público do Trabalho.

Optimized by Optimole