Educação na ponta da língua: conheça o podcast lançado pelo Cenpec e o Programa Escrevendo o Futuro
O primeiro episódio já está no ar e aborda a importância da história e cultura dos povos indígenas nas escolas. Saiba mais!
Um bate-papo inspirador de educadoras(es) para educadoras(es): esse é o grande mote do podcast Educação na ponta da língua, produzido pelo Cenpec em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro, apoiado pelo Itaú Social.
Apresentado pela professora Gina Vieira, educadora da rede pública de ensino do Distrito Federal e autora do projeto Mulheres inspiradoras, a iniciativa pretende debater os principais assuntos do momento na educação brasileira, além de lançar luz sobre experiências inspiradoras que reforçam o potencial transformador das escolas públicas pelo país.
O primeiro episódio já está no ar e aborda a importância da história e cultura dos povos indígenas nas escolas, como também os desafios para a implementação desses temas nos currículos escolares. Com a criação da Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, o ensino da história e cultura indígena tornou-se obrigatório no ensino fundamental e médio, em todas as redes de ensino do país. Embora seja um marco para a construção de uma educação com mais equidade, a efetividade dessa lei ainda encontra dificuldades no chão da escola.
Para falar sobre este assunto, o podcast receberá as educadoras e pesquisadoras Adriana Pesca (Hitxá Pataxó), professora da Escola e do Colégio Estadual Indígena Pataxó Coroa Vermelho, na Bahia, e Silvania Francisca de Jesus, que leciona na rede municipal de São Paulo.
A educadora e apresentadora do podcast, Gina Vieira, revela a animação pela estreia e a importância do tema que marca o lançamento. “O primeiro episódio foi muito inspirador. Foi um bate-papo com duas educadoras incríveis. Tenho certeza que vão gostar muito de ouvir o que elas têm para nos dizer sobre os desafios na promoção e da garantia do cumprimento da lei 11.645.”
A coordenadora de comunicação do Cenpec, Fernanda Ribeiro, enfatiza a importância da iniciativa na construção de uma educação com mais equidade. “Um dos passos para enfrentarmos as desigualdades educacionais é, justamente, dialogar e refletir sobre elas. Educação na ponta da língua vem ao encontro desse propósito, trazendo em primeiro plano as vozes de educadoras e educadores do país, que são quem fazem a educação acontecer”, explica.
Fernanda ainda complementa: “Promover um espaço de diálogo, trocas de saberes e experiências entre professoras(es) e com a sociedade como um todo, sobre temas atuais e importantes da educação, também é um dos objetivos desse podcast. Queremos ampliar o debate para mais educadoras(es), com objetivo de promover uma educação mais dialógica e inclusiva”.
Ao longo do ano, serão lançados mais sete episódios do podcast Educação na ponta da língua, abordando diversos temas atuais. Cada episódio reunirá educadoras(es) que trarão o olhar e a vivência do chão da escola, além de especialistas da educação para contribuir com análises e discussões alinhadas ao campo das políticas públicas e seus impactos no contexto escolar.