Por Cláudio Luís Rosa
Especialista em neurociência do comportamento, Cláudio Rosa, repercute a necessidade de tratar da saúde mental dos vendedores brasileiros, principalmente neste período do ano
O recente estudo State of Sales mostrou que 69% dos vendedores brasileiros afirmam que vender no país está cada vez mais difícil. Essa realidade é reflexo justamente do ambiente competitivo, alta pressão para realização de vendas, atingir metas e tudo isso somado, muitas vezes, a recursos limitados. Cláudio Luís Rosa, que é especialista em neurovendas e comportamento, comenta o cenário.
“Ao início de cada ano sempre alinhamos nossos propósitos de vida e isto faz todo sentido, trazer clareza sobre a essência do conhecer-se a si mesmo. Essas atitudes criaram motivadores para que a sua ação seja direcionada e consistente. O direcionamento que parte do autoconhecimento já é comprovado através de pesquisas na área do desenvolvimento humano, onde as pessoas mais eficazes são aquelas que conhecem melhor a si mesmas”, explica Cláudio Luís Rosa.
O especialista comenta que o período de fim de ano, com as vendas de natal e ano novo, e a proximidade do carnaval, promove uma pressão sobre os vendedores brasileiros. Pressão que pode se traduzir em questões como ansiedade e crises de pânico. Para Cláudio, treinamentos de equipe de vendas para promover o autoconhecimento pode ser uma solução eficaz.
“É simples e óbvio dizer que uma vez que você identificar as suas forças, trabalhar os gaps emocionais que as forças também trazem e paralelamente identificar as fraquezas que podem te tornar acima da média, te trará uma visão clara de onde você está, onde você quer chegar e o que precisa ser feito para chegar lá a curto, médio e longo prazo com maior rapidez e excelência”, destaca o especialista em neurociência do comportamento com mais de 30 anos de experiência.
Exercício de Autoconhecimento
O especialista explica que no processo de autoconhecimento, algumas perguntas podem servir como exercício para identificar a melhor forma de trabalhar consigo mesmo. São elas:
- Como identificar os meus melhores recursos?
- O que eles trazem de bom e muitas vezes de ruim que precisarei ter um ponto de atenção?
- Quais são os obstáculos emocionais que impactam nos meus resultados e interferem na minha produtividade?
- Como identificar as fragilidades exatas que eu preciso desenvolver para me tornar acima da média em meu propósito de vida?
- Quais competências eu preciso aprimorar ou desenvolver? Qual o meu grau intuitivo e sensitivo para captar informações?
- Qual o “meu” melhor caminho para tomada de decisões e o que isto tem a ver com os meus resultados?
- Qual o meu estilo de liderança?
- Quais são os valores que efetivamente me motivam a seguir em frente?
- E por fim, quais as ferramentas que me ajudarão e ter a clareza do autoconhecimento para que eu possa mudar o que precisa ser mudado e desenvolver o que precisa ser desenvolvido?
O objetivo do autoconhecimento é promover mudanças e ajustes em nosso comportamento. Claudio Rosa, destaca que a partir do momento em que nos conscientizamos disso, surge a oportunidade de construir metas claras e colocar no papel de forma estratégica para saber o caminho a seguir e fazer uso das próprias forças, transformando as fragilidades em oportunidades de melhoria.
“Esta é a grande força do autoconhecimento, saber quem você é, onde você está, para onde você quer ir e o que fazer exatamente para chegar lá. Isto muda tudo. Daí a importância de buscar com pessoas especializadas que tenham base teórica e prática em ‘como identificar e trabalhar o autoconhecimento’ “, afirma Cláudio Luís Rosa.
*Cláudio Luís Rosa, empresário, com mais de 30 anos de experiência em vendas e gestão comercial. Formado em Administração, com MBA em Inteligência Competitiva e Mentoria Sistêmica, somado a Neurociência comportamental. É especialista em Neurociência do consumo. Já atuou em centenas de palestras em todo o país. É atualmente sócio da Sales Prime, uma das melhores empresas de vendas do Brasil.