Dia do vestibulando: saiba como se dar bem no ENEM 2023
Aproveitando a efeméride, Diogo D’Ippolito, autor do Sistema de Ensino pH e gerente do curso pH, dá dicas para que os participantes desta edição tenham um estudo mais eficiente e melhores resultado
Como uma maneira de homenagear os estudantes por sua dedicação e esforço durante a preparação para prestar os mais diversos vestibulares, o Dia do Vestibulando é celebrado em 24 de maio. É um momento de reconhecimento, celebração e motivação para todos aqueles que estão trilhando o caminho rumo ao sucesso acadêmico e profissional.
Através da criação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as provas passaram a servir como forma de ingresso dos estudantes em várias das principais universidades federais do país, além da seleção em programas de bolsa como o Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Vale ressaltar que a edição de 2023 do ENEM ocorrerá apenas no final do ano entre os dias 5 e 12 de novembro. Contudo, a abertura das inscrições para a prova já tem data marcada para o dia 5 do mês que vem e irá durar até o dia 16 de junho, sendo que o processo poderá ser feito na Página do Participante.
Passos fundamentais na organização de qualquer participante do ENEM
Dedicação, planejamento e foco. No vocabulário do estudante, essas palavras devem ser essenciais durante a preparação para a prova. Planejar-se com antecedência, criar um cronograma de estudos
e, principalmente, usar o tempo disponível a favor do estudo são passos essenciais para todo estudante obter desempenho na avaliação.
No intuito de ajudar o vestibulando, Diogo D’Ippolito, autor do Sistema pH e gerente do curso pH, separou algumas dicas para ajudar os jovens a criarem bons hábitos de estudos que rendam o ano inteiro. Confira a seguir:
Melhor performance nos dois dias de prova
Para os alunos que farão a prova pela primeira vez, a melhor dica, de acordo com Diogo, é treinar ao máximo as provas de anos anteriores. Simular provas antigas – inclusive se colocando em condições similares de tempo, recursos e espaço do dia oficial – traz segurança aos alunos e alunas. Trata-se de uma estratégia fundamental para entender o perfil das questões (enunciados e alternativas) e buscar as melhores estratégias para resolvê-las.
Novos hábitos para se dar bem
Segundo Diogo, a melhor dica para esses alunos é estudar a partir de seus GAPS de aprendizagem. “Como esses estudantes já tiveram um ano de vestibular anterior, é importante que eles façam uma análise da performance passada, pensando nos seus pontos fortes e, principalmente, nos seus pontos fracos. A partir dessa identificação, é preciso estudar de forma direcionada, praticando exercícios desses tópicos identificados como de maior dificuldade”, diz ele.
O foco no erro é outro hábito que precisa ser incentivado. Ele precisa ser visto como uma oportunidade de aprendizagem! “Quando a gente entende o porquê de ter errado alguma coisa, nos preparamos para transformar essa falha em um acerto no futuro. É importante que os alunos e alunas tenham, durante a semana, momentos específicos para verificação de seus erros, buscando entender o motivo da falha e o que eles precisavam saber para ter acertado determinada questão”, afirma o autor do Sistema pH. No longo prazo, essa cultura de foco no erro é capaz de trazer resultados surpreendentes!
Estude com propósito
O estudo não pode ser vazio de significados. Olhar para uma rotina de estudos com propósito para além de “passar de ano” faz toda diferença. Dedicar-se ao conhecimento traz diversas oportunidades profissionais e culturais, realiza sonhos e amplia a visão de mundo.
Métodos de preparação do Sistema pH
Alunos que se preparam com o Sistema de Ensino pH possuem diferencial no material e na quantidade de simulações ENEM oferecidas ao longo do ano.
Em relação ao material didático, trata-se de um recurso que possibilita aos estudantes um embasamento teórico completo, desde o ensino fundamental, sobre todas as competências e habilidades de cada área do conhecimento, além de trazer questões divididas por nível de dificuldade sobre cada tópico abordado.
As simulações do ENEM oferecidas pelo Sistema pH também fazem toda a diferença ao longo do ano de preparação, visto que levam em consideração a mesma formatação da prova oficial, com questões inéditas feitas pelos professores e sistema de correção TRI, o mesmo utilizado pelo ENEM.
Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – Há quase 10 anos no mercado, o Sistema de Ensino pH é reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM. O sistema atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular e conta com uma série de escolas parceiras, oferecendo também orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação na última década.