17 de maio de 2024

Dia das Mães: Aquecimento do setor logístico aumenta com as datas sazonais

Contratação de mão de obra temporária ajuda cumprir a demanda para essa data, caso da MTC Log

O Dia das Mães é uma das datas que mais agita o segmento de varejo no Brasil, ficando atrás apenas do Natal. De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) – em parceria com a Offerwise – cerca de 128,7 milhões de brasileiros devem fazer compras para presentear neste período, o que indica uma movimentação nos segmentos de comércio e serviços.

O levantamento aponta ainda que, neste ano, os itens mais procurados para presentear na data são roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%).

Diante deste cenário, as empresas apostam na contratação temporária de novos colaboradores para atender o aumento da demanda, como foi o caso da MTC Log, empresa de logística e com expertise no atendimento a grandes varejistas. Para atender ao crescimento de 15% em serviços, a companhia aumentou em 40% o quadro dos seus funcionários temporários.

“As contratações visam atender à demanda sazonal e garantir a eficiência das operações durante o período. Neste ano, o movimento do comércio causou um aumento de volume de operações em 10% a mais se comparação ao ano passado”, diz gerente comercial da MTC Log, Leidiane Risse.

No país, apenas no primeiro trimestre, a oferta de empregos temporários cresceu 6% a mais do que o mesmo período do ano passado, com quase 800 mil vagas. O aumento no movimento varejista, motivado por datas comemorativas, provoca um aquecimento do mercado de trabalho temporário no segundo trimestre, que deve gerar até 500 mil novas contratações.

Para a gerente de RH da MTC Log, Vanessa Medeiros, há expectativa de efetivação de 80% dos funcionários contratados de forma temporária, além de ampliar cada vez mais as operações da empresa em serviços prestados para o setor de varejo. ‘’As vendas tiveram um aumento significativo, porém, cada vez mais para sobressair neste mercado é necessário novas ferramentas e novas tecnologias para conquistar mais clientes, neste caso, grandes varejistas” ressalta Vanessa.