Dia das Crianças: a importância do brincar para aprendizado e desenvolvimento infantil
Pedagoga conta como as brincadeiras podem colaborar com a educação dos pequenos
A grande preocupação dos pais de crianças em idade escolar, é saber se os filhos estão absorvendo todo o aprendizado e conteúdos ensinados na escola com a concentração e o foco necessários. Apesar de ser genuíno, esse pensamento faz com que as brincadeiras sejam descartadas como parte desse processo tão importante para a criança, sendo associadas apenas a momentos de lazer.
De acordo com Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência educação e desenvolvimento infantil, que atua como especialista em educação na rede Kumon, as brincadeiras vão muito além de uma simples diversão: “Elas colaboram para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da capacidade de reflexão. Esses momentos de relaxamento são necessários para que os alunos possam absorver melhor os conteúdos”, conta.
Além disso, brincar contribui para a formação da criança e a socialização é uma das etapas importantes nesse processo. “As brincadeiras em grupo são muito importantes e contribuem para que os pequenos aprendam a conviver e cooperar com os colegas. Essa relação ajuda a externar sentimentos, melhorar o raciocínio lógico e até a serem mais críticos na solução de problemas”, complementa Cristhiane.
Os aprendizados adquiridos durante as brincadeiras são variados e trazem benefícios de acordo com cada atividade. A pedagoga Cristhiane Amorim lista alguns exemplos de atividades que os pais podem incluir no dia a dia das crianças.
· Lógica
Dinâmicas que exercitam a lógica e o raciocínio, como o jogo da memória, labirinto ou caça-palavras, são de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo da criança, e podem ser feitas de forma individual ou em grupo.
· Criatividade
O exercício da imaginação faz com que a criança crie uma realidade própria por meio do pensamento, estimulando a criatividade. Atividades como teatro, contação de histórias ou pintura colaboram com o desenvolvimento.
· Relacionamentos
As brincadeiras possibilitam uma interação direta entre as crianças, permitindo a construção de vínculos de amizade, promovendo o aprendizado de convivência, o que é muito proveitoso para o futuro.
· Comportamento
As regras de cada brincadeira fazem com que a criança desenvolva o autocontrole sobre suas emoções, evitando o comportamento impulsivo. Nesse sentido, as crianças aprendem a pensar e refletir sobre suas atitudes, melhorando sua compreensão.
Sabendo que as brincadeiras são de completa importância para o desenvolvimento escolar, gestores e professores também devem pensar em como estruturar e programar as atividades lúdicas dentro da escola. A implementação de horários reservados para a diversão colabora para o processo de aprendizagem e para bons resultados dos alunos. “Neste Dia das Crianças, lembre-se: brincar também é aprender”, finaliza a pedagoga.
A rotina com o método Kumon também favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais, proporcionando um estudo com mais disciplina e organização. De forma objetiva, o ensino privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades.
O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança, por meio do material didático próprio e exclusivo que é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que seja facilmente incluído no planejamento preparatório.
O Kumon oferece aulas de matemática, português, inglês e japonês, para todas as idades.