Descomplica oferece preparação gratuita para 69 milhões de brasileiros que não concluíram o Ensino Médio
Projeto Chegou a Minha Vez da Descomplica traz oportunidade para que 69 milhões de brasileiros que pararam de estudar possam realizar o Exame de Conclusão do Ensino Médio
Educação é para todo mundo: é esse o compromisso da Descomplica, maior plataforma de ensino digital do Brasil. Com esse foco e em um cenário socioeconômico no qual 69 milhões de pessoas não conseguiram concluir o Ensino Médio, a Descomplica lança o projeto Chegou a Minha Vez, um curso preparatório gratuito para todos que buscam conquistar esse diploma, tendo assim melhores oportunidades de empregabilidade e renda.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 75% dos jovens no Brasil entre 18 e 24 anos estão atrasados ou abandonaram os estudos. Assim, o curso preparatório da Descomplica traz uma grande oportunidade para quem quer seguir com formação no Ensino Superior.
O projeto Chegou a Minha Vez da Descomplica oferece estudo e conhecimento para quem não tem o diploma do Ensino Médio e precisa ter. O material irá preparar o aluno para a prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que fornece o certificado de conclusão do Ensino Médio e/ou Fundamental. O exame de nível médio é para maiores de 18 anos que precisaram interromper os estudos por diversas questões, sejam econômicas, sociais ou psicológicas, e vêem na falta do diploma um grande empecilho para avançarem.
“É fato que a evasão escolar reflete impactos na economia do país: de acordo com estudos do Instituto Insper, o impacto da não formação de 69 milhões de pessoas no ensino médio, gera uma perda financeira ao governo estimada em R$220 bilhões anuais, o que representa até 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Os motivos do abandono das salas de aula estão atrelados a problemas sociais sérios, como a necessidade de trabalhar, gravidez precoce e dificuldade de conciliar estudos com afazeres domésticos. Com o objetivo de dar a oportunidade para essas pessoas que não tem perspectivas de retomar os estudos, a Descomplica contribui de forma inclusiva com a preparação para a prova, em um formato de curso que se adequa à realidade da rotina delas”, explica Marco Fishben, fundador e CEO da Descomplica.
O projeto Chegou Minha Vez é realizado pelo Descomplica em parceria com instituições e empresas, como a Pepsico, que acreditam na ampliação de oportunidades de educação para as pessoas e apoiam na geração de mais vagas gratuitas para o curso preparatório.
A história da Vanise Cardoso, que obteve o diploma do Ensino Médio com apoio do preparatório do Descomplica, é exemplo de como o curso gratuito pode ajudar até aqueles que estão há muito tempo parados. “Fui mãe muito cedo, com 16 anos. Criei minhas duas filhas fazendo faxina. Fui mãe e pai. Cancelei minha trajetória de educação, pois tinha que trabalhar para suprir as necessidades delas. Hoje, elas me incentivam muito a retomar os estudos. Tenho total apoio em casa. A mais velha é bacharel em Direito, exerce sua carreira, e é meu orgulho. Agora, chegou a minha vez de seguir em frente”, declara Vanise. O Chegou A Minha Vez foi nomeado após o depoimento marcante da participante.
A taxa de aprovação de quem realizou o curso preparatório 100% online em 2022 foi de, em média, 84% em todo o Brasil. A plataforma da Descomplica oferece aos estudantes apoio completo para se preparar para as quatro áreas de conhecimento que a prova engloba. São mais de 200 aulas gravadas e diversas ao vivo, de segunda à sexta-feira até a semana da prova, e grupo de alunos no Whatsapp para trocas e dicas sobre os estudos.
André, que obteve o diploma em 2022, é outro exemplo de como o curso da Descomplica apoia aqueles que querem voltar a estudar, sem abrir mão da rotina; aos 40 anos, ele equilibrou a profissão de entregador com os estudos e conseguiu seu diploma. Gabriel, de 22 anos, possui uma deficiência visual, e, por meio de conteúdo adaptado para seu melhor aproveitamento, a Descomplica também contribuiu para essa conquista. Hoje, após ter obtido o diploma do Ensino Médio, André renovou sua vontade de estudar e pretende fazer a prova do Enem, sonhando com uma vaga na Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
“Em 2022, pesquisas nos mostraram que cerca de 75% das vagas de emprego em 2022 exigiam Ensino Médio e/ou Superior completo. O diploma também possibilita escrever uma narrativa de superação e transformação social”, reforça Marco.
O curso gratuito oferecido pela Descomplica já está disponível na plataforma com foco na preparação para o Encceja 2023. A prova, que será aplicada no dia 27 de agosto, é gratuita, realizada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) e estará com inscrições abertas de 25 de maio a 02 de junho. Caso o indivíduo não tenha o diploma do Ensino Fundamental, sendo ele maior de idade e alfabetizado, é possível realizar a prova e obter os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez.
As inscrições para o curso online e gratuito podem ser feitas pelo site https://www.chegouaminhavez.com.br/, e, para a turma de maio, os estudantes podem se matricular até o dia 05 de maio. Para a turma de junho, o prazo é até o dia 2
Sobre a Descomplica
Fundada em 2011, a Descomplica tem como missão democratizar o acesso à educação em diversas fases da vida. A empresa atua com aulas 100% online e oferece cursos preparatórios para o Enem e vestibulares. Por meio da Descomplica Faculdade Digital, são oferecidos cursos de graduação e pós-graduação focados no aumento da empregabilidade dos jovens e na modernização do mercado de trabalho. Unindo o entretenimento à educação e apostando na pedagogia digital de qualidade, a edtech alcança 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas, Além disso, conta com o método Hyperlink que está presente desde a construção das aulas até o sucesso final do aluno, através de uma experiência flexível, descomplicada, divertida, inovadora e muito tecnológica. Em 2020, foi anunciada como uma das “Tech Pioneers” do Fórum Econômico Mundial, um reconhecimento global a companhias baseadas em tecnologias que estejam entre o estágio inicial e o de crescimento. Ainda em 2020, foi destaque no ranking 100 Startups to Watch, que leva em consideração startups inovadoras, altamente escaláveis e que merecem a atenção de investidores, aceleradoras, governos e grandes empresas. Recentemente, recebeu o selo Great Place to Work (GPTW), como a 10ª Melhor Empresa para Trabalhar no Rio de Janeiro na categoria médias empresas. Também foi eleita pela Fast Company em 2021 como a empresa mais inovadora pela segunda vez.