Descaso com crianças estudantes de São Luís é denunciado
Alunos da capital maranhense sofrem com a falta de tutores voltados para pessoas com deficiência, com a falta de merenda e com a ausência de instrumentos necessários para bom ensino
O deputado federal Duarte (PSB-MA) classificou como inaceitável a precarização da educação voltada às crianças com deficiência em São Luís (MA).
“Para quem é pai, o que mais machuca é perceber que o seu filho está perdendo a oportunidade de aprender, de estudar e de alcançar o seu melhor”, afirma o parlamentar. Segundo ele, é necessário ampliar a oferta de tutores na rede estadual e municipal.
Nos últimos dias, denúncias feitas pelas redes sociais apontam a escassez da alimentação de crianças entre três e cinco anos da rede pública de ensino. Os alunos se alimentam de farinha misturada com frango desfiado, ao invés de haver o equilíbrio, composto por legumes, hortaliças, carboidratos e outras proteínas, que dão a verdadeira sustentação.
Uma professora da rede de ensino apontou que “as crianças se enganam”, ao relatar que a refeição é de baixa qualidade e os estudantes acreditam estar comendo da melhor forma. É levantada pela comunidade escolar, ainda, a questão de que a prefeitura, em 2022, foi beneficiada com R$ 11 milhões que seriam destinados às merendas, mas com a carência presenciada, surge o questionamento sobre para onde foi a verba.
Outra situação que espanta o meio educacional é a falta de estrutura para o ensino da primeira infância, com objetos antigos, como brinquedos educativos. “Trabalhamos com brinquedos e outros equipamentos ainda da gestão Edivaldo Holanda Júnior”, relatou docente, que concluiu dizendo que algumas ornamentações de salas de aula foram feitas com recursos próprios dos professores.