3 de maio de 2024

De cliente à dono do seu próprio negócio

Empresário de Apucarana/PR deixou a CLT e se tornou franqueado de pizzaria napolitana; franquias de alimentação estão entre as que mais crescem no Brasil

Thiago Toshio Ricci, 35 anos, sempre teve vontade de empreender. Formado em Agronomia, ele saiu de Maringá (PR) para trabalhar em uma cooperativa em Apucarana (PR) e na cidade nova, o sonho começou a se tornar realidade. 

Enquanto morava em Maringá, Thiago sempre frequentou o Jacaré Vermelho, pizzaria napolitana. “Eu e minha esposa sempre íamos no Jaca. Tinha um rolé legal e a pizza era sempre deliciosa”, conta. 

Foi percebendo a falta de uma pizzaria como o Jacaré Vermelho, que Thiago e a esposa começaram a pensar na possibilidade de empreender na área. “A pizza do Jacaré Vermelho é diferenciada, tem boa aceitação e quem come não esquece. Além disso, na mesma época abriu um parque gastronômico na cidade e vimos a oportunidade que precisávamos”, explica Thiago. Ele pediu demissão e se dedicou totalmente à franquia do Jacaré Vermelho, que abriu em junho de 2022. 

Thiago conta que como não tinha histórico e nem conhecimento na área para empreender, optou por uma franquia. “Foi o jeito que encontrei para começar um negócio já consolidado, com sistemas, fornecedores e marcas aprovadas. Isso abreviou o tempo. Se eu fosse criar do zero, teria muito mais trabalho”, afirma. Com isso veio também mais liberdade de horários e uma possibilidade de independência financeira. “Nós estamos muito felizes. Com a franquia, poupamos tempo, erros e temos um produto sensacional”, finaliza. 

Franquia Jaca 

O investimento estimado para abrir uma franquia da marca é de R$ 236 mil (Pizza House) ou R$ 338 mil (Pizza Bar), incluindo a taxa de franquia, com um retorno médio entre 18 e 24 meses e um faturamento anual estimado de 1,08 milhão por ano, em média.

Segundo Saddy Nardino, advogado especialista e um dos sócios da Jacaré Vermelho, para ter uma franquia é preciso ter garra, gostar de pizza e disposição. “Nosso franqueado consegue ter qualidade de vida, disponibilidade para a vida pessoal e familiar, renda mensal estimada entre 10 mil/14 mil e um trabalho leve, descontraído e satisfatório”, explica. 

Sobre o Autor