21 de setembro de 2024

Danilo Forte encerra ciclo de audiências regionais e destaca importância da população na construção do Orçamento

Última reunião aconteceu em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024, deputado federal Danilo Forte (União-CE), participou, nesta sexta-feira (20), de audiência na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais para debater o projeto. Essa foi a última reunião nos estados para discutir o tema, segundo cronograma estipulado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Forte comentou sobre a participação popular na construção do projeto. “O Orçamento é a Lei mais importante do Congresso Nacional. É feito pelo imposto de cada um de nós, então a cidadania precisa ser exercida na elaboração. É importante que as pessoas se sensibilizem para isso, porque está todo mundo cansado de reclamar de serviços públicos, que são defasados. Nós precisamos criar uma linha de priorização no atendimento e suavizar o esforço de impostos, principalmente do contribuinte de classe média”, disse.

De acordo com o parlamentar, todas as reuniões feitas pelo Brasil trouxeram maior proximidade da realidade vivida pela população. “Nas caminhadas que eu tenho feito, além de todas as tratativas dentro do Congresso Nacional, eu ouvi uma frase que diz que quem escuta mais, erra menos, então é muito bom ouvir a população naquilo que é pertinente. Nós temos um país muito diversificado, rico, mas com milhares de brasileiros passando necessidades profundas, então precisamos priorizar, porque é fundamental, até para aproximar as pessoas daquilo que é delas”, expressou. 

O relator defende, portanto, a ideia de um orçamento que seja viável para diferentes temáticas. “Muitas vezes, temos um âmbito muito grande de atividades, que causam mais frustrações do que verdadeiramente expectativas de realização e, dentro desse conceito, temos discutido a necessidade de ter um Orçamento mais enxuto e real para que se atenda a realidade que estamos vivendo. Quanto mais enxuto, mais previsível em como e onde gastar”, afirmou. 

Redução de impostos

Como exemplo de ação que garantiu melhorias sociais, Danilo Forte lembrou de Lei que impactou positivamente na economia. “Nós tivemos uma vitória muito grande no ano passado. Eu fui o autor do Projeto de Lei que reduziu os impostos dos combustíveis, energia e comunicação, e isso trouxe um ganho para a população, que ficou com mais dinheiro no bolso, também para as empresas, que diminuíram suas despesas, com aumento do crescimento econômico do Brasil”, demonstrou. 

Autoridades presentes

O evento contou com a participação do senador Carlos Vianna (Podemos-MG), além de outros parlamentares do estado, como o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo e o deputado federal Pedro Aihara, e a vice-presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Sâmara Merrighi.

Optimized by Optimole