Dados georreferenciados contribuem para políticas públicas sustentáveis
Cases do Ibama e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) entre outros serão apresentados no Codex Experience
Os desafios apresentados por clientes, as soluções desenvolvidas para cada caso e os resultados atingidos por órgãos como MDIC, Ibama, Imasul, IPAAM, governos estaduais e prefeituras são o foco do Codex Experience 2023, que acontece em 25 de outubro, no Nau Live Spaces, em Porto Alegre (RS). Realizado pela Codex, especializada em soluções de gestão e análise de informação por meio de sistemas de inteligência geográfica para o desenvolvimento sustentável, o encontro reunirá cerca de 200 representantes dos setores público e privado, para apresentar soluções que contribuem para melhores práticas sustentáveis e de gestão nas esferas municipal, estadual e federal, algumas delas reconhecidas internacionalmente.
“A segunda edição do Codex Experience vai apresentar as soluções implementadas para endereçar os desafios trazidos pelos nossos clientes de instituições governamentais”, explica Luiz Marchiori, Diretor Executivo da Codex. “É o maior encontro de estratégia data driven para governos e uma oportunidade para que os participantes conheçam os recursos que podem melhorar a governança de dados, o uso de inteligência artificial, machine learning e data driven em projetos para o desenvolvimento sustentável”, complementa Luiz.
A programação do Codex Experience inclui painéis, workshops e palestras que acontecerão simultaneamente totalizando mais de 15 horas de conteúdo. Estarão em pauta temas como os avanços na política nacional de meio ambiente, o paradigma dos dados na agenda climática e no desenvolvimento econômico sustentável das cidades, a governança de dados, o papel das plataformas digitais e o monitoramento de desmatamento.
PROGRAMAÇÃO
– Avanços na política nacional de meio ambiente: inovações e impactos.
Daniel Freitas (Ibama)
– Monitor de investimentos: plataforma nacional de indicadores de infraestrutura sustentável.
Christiane Oliveira (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – Mdic)
– Paradigma dos dados na agenda climática e no desenvolvimento econômico sustentável.
José Miguel Pacheco (Prefeitura do Rio de Janeiro); Margarete Bender (Prefeitura de Caxias do Sul); Jivago Gonçalves (Prefeitura Municipal de Teresina)
– Aprimoramento a governança climática para governos locais: estratégias e abordagens.
Luciano Paez (Prefeitura de Niterói)
– Governança de dados, IDE e soluções no planejamento territorial do DF, RJ e RS.
Rogério Silva (SEMA-DF); Yuri Maia (CEPERJ-RJ); Maria do Socorro Barbosa (SEPLAG-RS)
– Painel de lideranças públicas e o papel das plataformas digitais – Orientação de políticas públicas orientada a dado.
Izabel Toledo (CEPERJ-RJ); Renato Santana (SEMA-DF); André Borges (Imasul-MS); Matheus Novais (DER-MG); Venícios Santos (Codex)
– Tecnologia e dados: instrumentos de implementação de programas MS Carbono Zero 2030 – cases de selo de certificação carbono zero e plataforma de monitoramento de desmatamento.
André Borges e Diego Brito (Imasul-MS)
– Criando cidades sustentáveis com planejamento urbano 3D.
Murilo Sodré (Prefeitura de Itajaí)
2a Codex Experience
Data: 25/10/2023
Horário: 09h às 18h
Local: Nau Live Spaces. Av. Presidente Franklin Roosevelt, 1.308. São Geraldo. Porto Alegre-RS