7 de maio de 2024

Curitibano pode garantir a terceira vaga brasileira na esgrima para Paris-2024

Curitibano pode garantir a terceira vaga brasileira na esgrima para Paris-2024 (Crédito: Adriano Luiz dos Santos).

Alexandre Camargo se prepara para o Pré-Olímpico, em abril, na Costa Rica

A delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 vem aumentando e Curitiba pode ser representada pelo esgrimista Alexandre Camargo. Com apenas 24 anos, o atleta acumula medalhas em campeonatos continentais, com 4 ouros, 4 pratas e 2 bronzes, além de também ter se destacado em campeonatos nacionais e regionais.

Alexandre lidera o ranking nacional com a espada, arma utilizada pelo esgrimista, e se prepara para disputar 2 competições: a Copa do Mundo de Esgrima e o Pré-Olímpico. O atleta é o único brasileiro com possibilidade de ir para as Olimpíadas com a espada.

A esgrima é disputada com três armas: florete, sabre e espada. Em Paris-2024, cada Comitê Olímpico Nacional poderá levar no máximo 18 atletas, sendo nove por gênero, além de uma equipe formada por três esgrimistas. O Brasil já não tem a possibilidade de levar equipe para a competição.

Preparação para Paris

Alexandre participa, no próximo dia 22, da Copa do Mundo de Esgrima, que será em Tbilisi, capital da Geórgia. Essa competição pontua no ranking mundial e faz parte da preparação do atleta para o Pré-Olímpico, que acontecerá no dia 06 de abril, em San José, na Costa Rica.

O esgrimista tem realizado treinamentos intensos com foco no Pré-Olímpico, que é a competição mais importante no momento e pode garantir a vaga para sua primeira Olimpíada.

Alexandre Camargo precisa da medalha de ouro em San José e segue confiante para a conquista. “O trabalho vem sendo realizado ao longo do tempo com foco em Paris. São meses de trabalho e estou muito focado. Temos grandes chances de estarmos nas Olimpíadas deste ano”, afirma o atleta, que recebe apoio da PROESPORTE, Copel e Governo do Paraná para competir.

Classificados

A esgrima já tem dois atletas brasileiros classificados para a próxima Olimpíada. Nathalie Moellhausen, líder do ranking das Américas, participará dos Jogos pela terceira vez. A atleta está classificada para a prova da espada. Guilherme Toldo também garantiu sua vaga, mas no florete. Essa será sua quarta participação em Jogos Olímpicos.

Os Jogos deste ano acontecem na capital francesa, entre 26 de julho e 11 de agosto.