Curitiba terá encontros sobre Economia Criativa

Especializados em Economia Criativa, os jovens publicitários Thais Polimeni e Leonardo Cássio comandam os bate-papos em diversas cidades brasileiras

Curto Circuito é um evento itinerante que aproxima jovens entre 15 a 25 anos, na fase de entrada no mercado de trabalho, de profissionais que atuam com Economia Criativa

Nesta sexta-feira, 19, o projeto Curto Circuito estará no Teatro Barracão Encena em dois horários, 15h e 18h, falando sobre economia criativa. O evento gratuito oferece oportunidade aos jovens de conhecer profissionais que atuam em uma das áreas da economia que mais vem se expandindo no Brasil. O objetivo do projeto é criar um diálogo entre os profissionais da economia criativa e os jovens, a fim de que eles percebam as possibilidades e oportunidades que a área oferece. O  vídeo do bate-papo ficará depois disponível no Canal do YouTube.

Artistas e profissionais que atuam nos bastidores da Cultura no estado do Paraná são os protagonistas do bate-papo. Entre elas, a produtora cultural Caroll Teixeira, que desde 2014 atua como diretora geral de produção do Festival de Teatro de Curitiba; a premiada figurinista Amabilis de Jesus, doutora em Artes Plásticas e professora da UNESPAR– FAP; a cantora e compositora Siamese, finalista no Prêmio Profissionais da Música 2022 e a atriz e slammer Trava da Fronteira que venceu a Batalha Estadual do Paraná(2022) e chegou na Semifinal da Batalha Nacional de Poesia Falada no Rio de Janeiro (2022).

Oportunidades de emprego

Por ser uma atividade econômica onde a criatividade é o principal fator, os jovens encontram muitas oportunidades de empregos relacionadas às suas habilidades, até mesmo antes de uma formação tradicional.

“O projeto Curto Circuito deixa a Economia Criativa mais palpável para os jovens. Ter contato direto com quem trabalha na área gera um interesse maior pelas profissões, aumentando as possibilidades de termos equipes cada vez mais capacitadas”, explicam os publicitários Thais Polimeni e Leonardo Cássio, organizadores do projeto. Desde 2019, eles atuam com o segmento, com um canal de entrevistas com profissionais da Economia Criativa que gerou a série de bate-papo Curto Circuito.

Existem iniciativas de economia criativa em diversas áreas como: consumo, moda, publicidade, audiovisual, cultura, tecnologia, entre outras.

Diversas cidades

Em 2023, o projeto Curto Circuito passará por diversas cidades brasileiras, realizando bate-papos e workshops sobre Produção Cultural e Economia Criativa com profissionais da área. As primeiras cidades que receberam o projeto foram Quatá e Macatuba, em São Paulo. Além de Curitiba (PR), o projeto também atenderá as cidades de São Paulo(SP), Mauá(SP), Campinas (SP), Sumaré (SP), Recife(PE) e Campo Grande (MS).

Para se ter uma ideia da força do setor, em 2020, a economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) movimentou cerca de R$ 230,14 bilhões. O valor corresponde a 3,11% do PIB Nacional. Os dados foram divulgados pelo Observatório Itaú Cultural.

A terceira edição do projeto Curto Circuito tem apoio do edital do ProAC .

Serviço:

Circuito Profissões da Economia Criativa (Curto Circuito)

Curitiba: 19/05 – Teatro Barracão Encena – R. Treze de Maio, 160 – Centro, Curitiba – PR

Horários: 15h e 18h

Site: https://profissoeseconomiacriativa.com.br/

Podcast Profissões Economia Criativa

https://www.youtube.com/utopia2222

Sobre a Websérie Profissões da Economia Criativa

Desde 2016, os publicitários Thais Polimeni e Leonardo Cássio mantêm Canais de entrevistas com profissionais de Economia Criativa, área de atuação e pesquisa da dupla.

Com foco nos jovens em fase de vestibular, os vídeos da websérie Profissões da Economia Criativa trazem uma série de entrevistas com profissionais da área.

Nas oito temporadas, o público pode conferir entrevistas interessantes com profissionais diversos como Carlos Humberto, CEO da “Diáspora.Black”, popularmente conhecida como “o Airbnb para a população negra”, um marketplace de reserva de hospedagem, pacotes de viagem e treinamentos especializados na cultura negra. Link para o bate-papo: https://youtube.com/live/6uxLktX2uIE

Ou com a nutricionista Denise Camargo, uma das fundadoras da primeira padaria vegana da cidade de São Paulo, a Padoca Vegan. https://youtube.com/live/R_VWlps_e7A?feature=share

Michelly X, estilista de diversos artistas, como Xuxa, Anitta e Sabrina Sato.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464