Crise Climática, Hidrogênio Verde, Descarbonização e as Mulheres no Setor serão alguns dos temas do Energy Hub Summit no RIW 2023
Energy Hub Summit, organizado pelo Grupo Sai do Papel, reúne líderes que discutirão os desafios dos setores de O&G, Energia Elétrica e Renováveis
OGrupo Sai do Papel por meio do Energy Hub, promove durante o Rio Innovation Week – RIW 2023 – o Energy Hub Summit, evento que acontece presencialmente e online entre 03 e 06 de outubro, no Rio de Janeiro (Pier Mauá) e trata dos temas mais emblemáticos do mundo neste momento. Grandes líderes do setor Energético falarão dos principais impulsionadores que moldam o futuro da energia, incluindo dos setores de O&G, Energia Elétrica e Renováveis, suas respectivas regulamentações governamentais, avanços tecnológicos, mudanças nas preferências dos consumidores e preocupações com a sustentabilidade.
O Energy Hub Summit vem debatendo ao longo dos últimos anos sobre a posição do Brasil em meio a essas grandes pautas no cenário mundial e sobre temas tais como: Como equilibrar a segurança com a transição energética? E como fica a necessidade de descarbonização neste contexto e a busca por inovação? Quais as novas alternativas que vêm sendo criadas por startups e como inovar neste segmento? Será que o funding para startups desapareceu? Como conseguir captar e investir em um mercado mais cauteloso?
Neste ano, a área de Energia ganhou um pavilhão dedicado, que será chamado de Energy Hub. O Grupo promove um Painel especial dedicado à Igualdade de Gênero no Setor Energético. Líderes femininas apresentarão suas experiências e falarão da importância e o papel das mulheres na indústria de energia, fornecendo um espaço dedicado para discutir os desafios enfrentados, os sucessos alcançados e as oportunidades emergentes para as mulheres no setor energético.
Liderado por Luiz Mandarino, sócio do Grupo Sai do Papel, conselheiro do Energy Hub e idealizador do Energy Hub Ventures, o evento contará com especialistas que compartilharão insights sobre a evolução das demandas globais de energia, as pressões ambientais, as mudanças regulatórias e as transformações tecnológicas que estão moldando o cenário atual da indústria.
“O Rio de Janeiro desponta no cenário brasileiro como ‘um Vale do Silício do Setor Energético’. Todas as iniciativas do Rio deste segmento estarão presentes em nosso Summit. A iniciativa EnergINN, do MIT REAP Rio; o Energy Hub Ventures, a primeira corporate venture builder focada 100% em transição energética e mobilidade do Brasil que foi lançada pelo Grupo Sai do Papel em parceria com a FCJ Ventures; o Energy Hub que conecta empresas como Neoenergia, Energisa e Constellation às mais de 150 startups do segmento que fazem parte do Hub, além de trazer temas extremamente relevantes para o momento”, afirma Mandarino.
No dia 06 de outubro, durante o RIW 2023, O Grupo Sai do Papel apresentará os vencedores do Master Hack de Energia, que deverá reunir mais de 80 participantes. Serão escolhidos os três melhores projetos com o tema “Abertura para o Mercado de Energia” que serão convidados a participar da edição de 2024 do EnergINN, iniciativa do MIT Reap que tem por objetivo de ser o maior e mais completo programa de formação de empreendedores, criação de startups e geração de provas de conceito do mundo em energia e sustentabilidade.
O executivo destaca ainda o painel sobre o mercado de hidrogênio verde: oportunidades e perspectivas de crescimento. “O tema central deste painel é Transição Energética: Hidrogênio Verde e Armazenamento, aborda uma ampla gama de tópicos como a produção, distribuição e utilização do hidrogênio verde como fonte de energia limpa, bem como as tecnologias de armazenamento de energia, como baterias, sistemas de bombeamento e armazenamento de ar comprimido. O hidrogênio verde é uma alternativa de energia limpa e de baixo carbono”, comenta Mandarino.
A edição deste ano é a maior das três edições do RIW, tendo mais de 100 painelistas e 60 empresas convidadas do setor. Nos últimos anos, estiveram presentes empresas como EDP, Vibra, Neoenergia, Ouro Nova, Raízen, Comgás, Petrorio, Rio Energy, Ipiranga, Deloitte, MIT REAP Rio, MSW Capital, Subsea 7, Stefanini, Alvarez e Marsal, TCS, Kongsberg, Infotec, ABEEólica, ABSolar, ONIP, FIRJAN, PTI, IBP, Google, Gartner, entre outros. Nas duas últimas edições foram 120 palestrantes e 80 empresas, com mais de 45 painéis cada uma, que debateram temas como a Transição Energética e os desafios dos setores de O&G, Energia Elétrica e Renováveis.
Confira aqui a programação completa do Energy Hub Summit
O Sai do Papel é um Grupo de Inovação e Investimentos que apoia corporações, startups e investidores com soluções inovadoras. Fundada por Carlos Júnior, empreendedor, investidor anjo e mentor, eleito pela Associação Brasileira de Startups um dos dez melhores mentores do país, a companhia conta com Luiz Mandarino, especialista em inovação e energia como sócio, conselheiro do Energy Hub e idealizador do Energy Hub Ventures. Co-desenvolveu o Energy Hub SDP, atualmente o maior hub de startups de energia do Brasil. Com quatro unidades de negócios – SdP Innovation, SdP Capital, SdP Consulting e SdP Academy – que se complementam em um ecossistema de investidores, corporações e startups para promover negócios inovadores com metodologia exclusiva, em cinco anos de operação, o Grupo Sai do Papel já ajudou a desenvolver mais de 200 empresas por meio de aceleração. aportes financeiros e smart money, além de ter realizado projetos de inovação e intraempreendedorismo com marcas como BNDES, Vale, IBM, Globo, iFood e XP Investimentos, Furnas, entre outras. A empresa é uma das realizadoras e responsável pela curadoria do Rio Innovation Week (RIW), mais completo evento de inovação da América Latina. Mais informações visite Sai do Papel.