CoSecurity apresenta sistema de vigilância colaborativa aliada a tecnologia
Com o objetivo de resgatar as ruas do bairro de volta para o cidadão, as gravações, disponíveis em nuvem, podem ser acessadas diretamente pelo celular dos moradores
Através da startup CoSecurity, as ruas dos bairros de São Paulo receberão um novo aliado para garantir o bem-estar da população ao oferecer a segurança colaborativa via tecnologia e gravação em nuvem.
Por meio de câmeras privadas compartilhadas com o sistema City Câmeras, programa de monitoramento integrado da cidade de São Paulo, o projeto busca inibir ações criminosas, estendendo a vigilância para o patrimônio privado, aumentando a tranquilidade dos moradores da região.
Com reconhecimento facial, biometrias sem contato, monitoramento do alarme
perimetral e dos aplicativos para gestão de visitas e de encomendas, a Cosecurity pode aliar segurança e inteligência artificial a fim de tornar a vizinhança mais protegida.
De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado de SP, os casos de furto aumentaram 34,5% no último ano. A mesma situação reflete nos quadros de roubo, que também cresceram substancialmente em 2021: foram registrados 10.960 casos neste ano, contra 8.390 no ano passado.
Ao atingir uma ampla rede de comunicação — que atualmente conta com 500 câmeras com resolução em HD espalhadas pelos bairros nobres que já aderiram às torres de segurança coletiva da Cosecurity —, o sistema oferece mecanismos de ação rápida para auxiliar em uma solução veloz e segura de uma possível infração.
Imaginemos que alguém mal-intencionado esteja andando pela rua, em cada condomínio que ele passa, a pessoa verá um tipo de totem da Cosecurity espalhado pelo bairro. Ele imediatamente irá entender, através de uma mensagem padronizada e profissional, que ali naquela área existe algum tipo de proteção organizada, o que diminuirá os riscos de uma ação criminosa.
Caso a violação aconteça, apesar do monitoramento de última tecnologia, a startup oferece uma central que possui a capacidade de acessar e reunir informações de várias câmeras e montar um filme completo da ocorrência para efeito investigativo e de rastreabilidade para dar suporte às autoridades.
Na hipótese da ocorrência ser avisada em tempo real, o sistema integrado da Cosecurity pode buscar ativamente o deslocamento de quem cometeu a infração para ajudar a polícia na ação da captura e até evitar novos casos naquele instante.
Por oferecer uma padronização de alto nível e uma conjunção uniforme e visível, tanto as torres com três câmeras, quanto o modelo compacto com duas câmeras instaladas na área externa, causam um efeito inibidor e afasta a criminalidade da região.
Para honrar a proposta da Cosecurity de ter as ruas do seu bairro de volta para você, as gravações, que ficam disponíveis por sete dias em nuvem, podem ser acessadas diretamente pelo celular dos moradores através de um login e senha. Acreditamos que as ruas do seu bairro pertencem a você e às pessoas bem-intencionadas, por isso todos podem fazer parte da solução.
Com os avanços tecnológicos em análises de vídeo somados à inteligência artificial, o objetivo a curto prazo é trazer ainda mais soluções que auxiliarão na predição de ocorrências reais.