Contratação de planos odontológicos no Brasil cresce mais de 35% desde 2020
Estudo revela avanço expressivo no número de segurados, destacando maior cuidado com a saúde bucal no país
Desde o início da pandemia, o número de brasileiros com planos odontológicos cresceu de forma significativa, alcançando um aumento de 35,5% entre junho de 2020 e junho de 2024. Segundo um levantamento da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), baseado em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o número de beneficiários saltou de 24,7 milhões para 33,4 milhões nesse período.
O estudo também indica que 71% dos contratos são de planos coletivos empresariais, reforçando a relevância das empresas no estímulo ao cuidado com a saúde bucal de seus funcionários. Apesar do crescimento, o setor ainda vê potencial para expandir em 53,9%, podendo chegar a um total de 51,4 milhões de clientes – número equivalente ao de beneficiários dos planos médico-hospitalares atualmente.
A pandemia impactou diretamente os atendimentos odontológicos, reduzindo-os de 185,6 milhões em 2019 para 154,3 milhões em 2020. Contudo, a retomada foi robusta, com um aumento de 27,1% nos últimos três anos, alcançando 196,2 milhões de procedimentos em 2023. Esse cenário reflete o esforço da população em retomar os cuidados preventivos e tratamentos bucais, um dado celebrado especialmente neste 25 de outubro, quando se comemora o Dia do Dentista no Brasil.
Com mais brasileiros reconhecendo a importância da saúde bucal, o mercado de planos odontológicos se consolida como um pilar essencial da saúde suplementar no país.
4o