Conselho Regional de Serviço Social do Paraná lança nova logomarca
Em conformidade com a nova Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) fez, na última semana, o lançamento da nova logomarca. A nova logo passa a ser utilizada imediatamente.
O lançamento foi transmitido pela internet e contou com a participação da presidenta ainda em exercício do CRESS-PR, Andréa Braga, do coordenador de comunicação, Marcelo Nascimento de Oliveira, e da professora, Claudiana Tavares da Silva Sgorlon.
Claudiana destacou a importância da nova logomarca do CRESS-PR na ampliação das mensagens de luta que o CRESS-PR representa e transmite para as (os) Assistentes Sociais do Paraná.
“É por meio dessa comunicação visual, mas também oral que se engendra a nossa função e relação pedagógica e é sustentada pelo nosso projeto ético, político e profissional”, afirmou Claudiana durante o evento de apresentação.
De acordo com conselheiro José Lucas Januário de Menezes, atual coordenador da Comissão de Comunicação do CRESSPR, a reestruturação da logo busca deixar para trás elementos que não representam a profissão e também a utilização de parte da obra “Fundos Murrado” de André Bispo que remete diretamente a categoria para às defesas atuais da profissão.
“Tivemos também no processo de criação dessa nova logo o cuidado com a utilização de elementos para manter o necessário para a identificação da instituição, levando em consideração a fácil aplicação nos diferentes materiais e com significados importantes para a profissão” José Lucas.
Durante o evento virtual de lançamento da nova logomarca, o CRESS-PR apresentou detalhes técnicos que foram utilizados na nova logo.
Neste sentido, Claudiana comentou a importância da logo para uma comunicação mais assertiva.
“Hoje se faz fundamental como estamos sendo vistos, qual está sendo nossa identidade e o que essa logo representa em relação a uma perspectiva crítica que defendemos, entendendo o papel da comunicação na reorganização das disputas de forças político-democráticas”, acrescentou.
Política de Comunicação
Lucas lembrou que as/os Assistentes Sociais do Paraná tiveram um papel importante no processo de elaboração e aprovação da 4ª edição da Política de Comunicação aprovada durante o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado em setembro de 2022, em Maceió.
Também no ano passado, a Comissão de Comunicação do Conselho realizou uma pesquisa comunicação, para compreender melhor a comunicação, enquanto direito humano e como instrumento de luta da profissão.
Conforme o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) a nova Política de Comunicação do conjunto é um instrumento político destinado a fortalecer e potencializar a produção e a socialização de informação entre os CRESS e o CFESS e destes com a categoria e a sociedade, na direção de reafirmar o projeto ético-político profissional.