Pioneiro no Brasil, o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg) está comemorando 40 anos e, para isso, realizará evento nesta sexta-feira (dia 28), às 19h30 no Moinho Vermelho. São esperadas 300 pessoas, entre lideranças, diretores, ex-presidentes e representantes dos órgãos de segurança.
Presidido por Fernando Alves dos Santos, o Conseg homenageará ex-presidentes e parceiros que contribuíram para a história da entidade, que teve início em 1983 após uma grave crise de segurança pública, gerada pela invasão a uma loja maçônica. Uma das primeiras ações foi doar veículos para as polícias Civil e Militar.
Hoje os recursos do Conseg vêm de doações de empresas, das multas aplicadas pelo Ministério Público do Trabalho e da venda de mercadorias importadas aprendidas pela Receita Federal. Desde 2004 o Conseg investiu mais de R$ 17 milhões na segurança pública, incluindo reforma e ampliações da nona Subdivisão Policial; reforma da cozinha, manutenção dos portões e sistema de monitoramento do Quarto Batalhão da Polícia Militar; entre outros investimentos para a Polícia Ambiental, Polícia Científica, Instituto Médico Legal, Bombeiros, Delegacia da Mulher Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente, além do Denarc.
Com o projeto Reconhecer, a entidade oferece cursos técnicos e de nível superior por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. Foram mais de 1,8 mil cursos gratuitos, ao custo de quase R$ 7 milhões. Outro projeto é o Visão de Liberdade, em que detentos da Penitenciária Estadual de Maringá produzem materiais didáticos para alunos cegos. Desde o início do projeto, em 2004, mais de 200 presos participaram – com redução de um dia da pena para cada três dias trabalhados –, beneficiando 450 cegos e pessoas de baixa visão de quase 120 municípios brasileiros.
Formada por voluntários e representantes dos órgãos de segurança, a diretoria se reúne semanalmente na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), que é uma das parceiras do Conseg.
O evento comemorativo terá o patrocínio de Amigão Supermercados, Arilu, Cocamar, Crivialli, FA Colchões, Fiep, GetCard, G10, Maringá Park, Moinho Vermelho, Ody Park, Plaenge, Sancor, Sandra Tortas, Sicredi, Sinduscon/PR-Noroeste, Sinepe Noroeste do Paraná, Somaco, SVN Investimentos, Unicesumar e Usina Santa Terezinha.