Conheça a marca ucraniana que resiste a guerra e produz óculos com borra de café
Especialista brasileira Chantal Kopenhagen Goldfinger comenta a história da Ochis, conhecida por fazer óculos feitos de borra de café
Talvez ainda não tenha ouvido falar da Ochis, uma marca de óculos ucraniana que chegou ao mercado em 2018 com a proposta de criar óculos com borra de café. Se você ainda não a conhece, está perdendo tempo: A história é fantástica, as peças são deslumbrantes e o design é de capotar! Atualmente, como todas as empresas de origem ucraniana, a Ochis precisa adaptar os negócios para os tempos de guerra no país, mas mantém os negócios intactos e seguem planejando o futuro.
“O pai da tecnologia da Ochis é Max Havrylenko, que também é a pessoa por trás do material e um verdadeiro inovador na área óptica. Foi ideia dele criar óculos que fossem amigos do planeta e que respondessem por todos os problemas que experimentou com óculos à base de plástico ao longo de sua jornada no universo oftalmologista. Antes da marca começar, ele fazia centenas de experimentos com vários materiais para encontrar o match perfeito”, explica Chantal Kopenhagen Goldfinger uma das principais especialistas de eyewear do mundo e defende a moda como forma de empoderar e enriquecer a marca pessoal das pessoas, com o objetivo de mudar seus pensamentos. É isso mesmo: para ela, o óculos não é apenas um acessório e sim, um “necessório”.
Você pode estar se perguntando: mas que material tão inovador é esse que a Ochis encontrou e que ainda é amigo do meio ambiente?
“Os óculos da Ochis são feitos de borra de café usada. Em primeiro lugar, eles valorizam a experiência por meio de uma sensação de admiração quando as pessoas cheiram os copos e sentem aquele aroma de café e seus rostos se iluminam. Isso mostra que a inovação pode ser divertida e cheia de emoções se for abordada com a mente aberta”, completa Chantal.
Para a Ochis, criar óculos a partir da borra de café é unir o útil ao agradável, já que o mercado de café é enorme na região de Kyiv, onde estão sediados. É uma honra para eles o fato de aderir a essa economia circular e aproveitar os subprodutos da indústria em vez de ‘desperdiçar’ algum composto que poderia ser usado de outra forma. A borra de café usada coletada em cafeterias locais acabou sendo a escolha perfeita para implementar essa visão.
Apesar do sucesso, como todos os outros negócios na Ucrânia, a empresa teve que reavaliar tudo em 24 de fevereiro de 2022, porque a primeira semana foi realmente aterrorizante para a cidade de Kyiv, que estava constantemente sendo bombardeada e ameaçada pelos combates ativos na frente norte. “Foi só quando as coisas se acalmaram um pouco e quando libertaram as cidades próximas a Kyiv, que os membros da equipe puderam retornar à capital e voltar aos trilhos. O maior desafio foi a logística e ter que descobrir opções alternativas de entrega”, conta a especialista.
Desde setembro (verão ucraniano), a marca conseguiu restaurar a sua capacidade de produção ao estado anterior à guerra e encontrar opções alternativas de envio. “Parte do nosso estoque foi transferido para a UE para garantir que permaneça em território seguro. Recentemente, surgiu um novo desafio com os ataques terroristas semanais à infraestrutura crítica da cidade. Estamos em processo de adaptação aos cortes de eletricidade, mas, ao mesmo tempo, temos a certeza de que a luz sempre vence a escuridão, literal e figurativamente”, explicou um correspondente da marca em entrevista à Chantal.