Concluída mais uma etapa no desenvolvimento do rugby XV feminino após jogo das Yaras na Colômbia
Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV se despediu da disputa por vaga no WXV, a nova liga mundial, e segue com o plano de desenvolvimento da modalidade
As Yaras foram a campo neste domingo (09), em Medellín, na Colômbia, com o objetivo de se classificarem ao WXV, a nova liga mundial da categoria. O segundo duelo contra as colombianas terminou com a vitória das adversárias por 30 a 19 e concluiu uma primeira etapa do trabalho de construção da seleção, que teve pela primeira vez uma temporada completa com quatro jogos oficiais. Com o resultado, a Colômbia se classificou ao WXV, que será realizado em outubro, em Dubai. Já o Brasil foca na preparação das Yaras para 2024, ano que contará novamente com outra edição do WXV e com as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2025.
O jogo começou com as colombianas abrindo o placar com penal chutado por Arzuaga, mas as brasileiras tiveram um excelente início de partida e logo marcaram o primeiro try do jogo com Luiza, que saindo pelo lado cego do scrum marcou um try inteligente para as Yaras. As Tucanas colombianas não tardaram a responder com penal certeiro de Arzuaga e o Brasil teve sua chance de voltar à frente do marcador com penal desperdiçado aos 30 minutos. O momento positivo foi perdido e a Colômbia encontrou try com Leidy Soto, que se provou decisivo.
O 11 a 5 antes do intervalo foi sentido e o segundo tempo começou com Lopera fazendo grande jogada para o segundo try de Soto para as Tucanas, que se colocaram na frente de modo decisivo. O cartão amarelo a Grasi, das Yaras, dificultou a reação. Com a Colômbia marcando o terceiro try, enquanto jogava com uma atleta a menos, novamente Soto cruzando o in-goal em contra-ataque depois de erro na ofensiva brasileira.
No fim do jogo, Mestra marcou o quarto try em boa ação colombiana de mãos. No fim, o scrum brasileiro ainda mostrou qualidade arrancando dois penais tries, fechando o placar em Colômbia 30 a 19.
O rugby XV feminino brasileiro se volta agora para a grande final do BR XV, o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais, que teve sua segunda edição da história neste ano. A final será em Cuiabá, no dia 29 de julho, entre a seleção do Centro-Oeste, atual campeã, e a seleção de São Paulo Capital.