Complexo Esportivo Glicério Marques prestigia o desenvolvimento de esportes na região norte do país
A obra assinada pelo escritório Effect Arquitetura, junto à Prefeitura Municipal de Macapá, entregou o mais novo complexo poliesportivo da cidade, com capacidade de receber cerca de 600 alunos
Presente na cidade há 73 anos, o Estádio Municipal Glicério de Souza Marques, também conhecido carinhosamente pelos amapaenses como “Glicerão”, “Gigante da Favela” e “Vovô da Cidade”, por muito tempo foi palco de grandes embates e competições esportivas que viraram recordações para muitas famílias. Após ser fechado para reformas previstas em emendas parlamentares, o antigo estádio deu lugar ao recém-inaugurado Complexo Esportivo Glicério Marques, que atualmente oferta cerca de 30 modalidades esportivas para toda a população.
As obras de reforma e revitalização foram capitaneadas pela Effect Arquitetura, juntamente com a Prefeitura Municipal de Macapá (AP). À frente do escritório especializado no gerenciamento e implantação de grandes projetos urbanísticos para clientes públicos e privados, estão os sócios Celso Grion, Erick Tonin e Milena Arantes que juntos acumulam um amplo portfólio esportivo, como: Centro de Formação Olímpica em Fortaleza, Centro Paralímpico em São Paulo, Arena Aquática de Salvador, Centro Pan-Americano de Judô Lauro de Freitas, reforma do Autódromo de Interlagos em São Paulo e a sede da Confederação Brasileira de Atletismo em Bragança Paulista. “Estamos orgulhosos de fazer parte desse projeto que visa democratizar o acesso ao esporte, lazer e saúde da comunidade local. Ao projetar e construir um centro poliesportivo como esse, aumentamos a acessibilidade e o incentivo às práticas esportivas e atividades recreativas, especialmente para crianças e jovens que estão explorando seus interesses e talentos esportivos” dizem os arquitetos Erick e Celso.
Feito em etapas
As obras no estádio foram divididas em quatro etapas com preocupações voltadas para inclusão, acessibilidade e sustentabilidade. Os serviços consistiam no planejamento da nova estrutura do espaço, onde a equipe da Effect elaborou os projetos básicos e executivos de Arquitetura e coordenou os projetos complementares de Instalações Elétricas e SPDA; Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio; Instalações Hidrossanitários; Drenagem e Águas Pluviais; Paisagismo; e, além da Planilha orçamentária e o cronograma físico e financeiro.
“Foram meses de trabalho intenso, desde a concepção do projeto até a aprovação dos projetos executivos. O escopo previa a implantação de diversas modalidades esportivas distribuídas em todo o terreno do antigo estádio”, explica Erick Tonin.
As demais fases priorizaram a construção dos novos espaços e a reforma em parte das estruturas existentes, a premissa veio do edital da licitação que previa a implantação de um complexo poliesportivo a fim de fomentar o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas num mesmo espaço. “Em função da diversidade e quantidade de modalidades solicitadas, fomos distribuindo as áreas esportivas e de lazer pelos espaços disponíveis. O campo de futebol do estádio foi mantido, além da piscina semi-olímpica e da reta de atletismo e saltos, prevendo suas reformas e adequações”, ressaltou Celso Grion.
O campo de Futebol e Futebol Society foram revestidos de grama sintética esportiva fibrilada de alta resistência, dentro dos padrões exigidos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), além de que o campo foi totalmente uniformizado e nivelado para evitar acidentes. “Para um bom campo, uma drenagem superficial e subterrânea adequada para permitir a realização de jogos sob chuva e da boa aparência”, diz Erick.