Como a mudança na comunicação impacta o reconhecimento da mulher
Sheylli Caleffi, especialista em comunicação e oratória, explica como reorganizar a fala pode trazer melhores resultados no ambiente corporativo
Apesar do aumento da média de mulheres em cargos de liderança, cerca de 38% dos cargos de acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton, em 2022, elas não são reconhecidas com tamanha responsabilidade diante dos colaboradores.
Isso por vários motivos e um deles é porque a mulher adota, em geral, o discurso inclusivo em que aponta os bons resultados de uma equipe como a soma dos esforços de todos.
“Um dos maiores desafios que interferem até hoje na comunicação das mulheres é o auto elogio. Enquanto dizemos: Nosso time deu o sangue pelo projeto, foi uma grande conquista – poderíamos nos reconhecer nesse processo e dizer: Fiquei orgulhosa de liderar esse time que deu o sangue pelo projeto”, explica Sheylli Caleffi, especialista em comunicação e oratória.
Caleffi explica que o “Eu” traz responsabilidade para o discurso, pois a profissional se reconhece enquanto peça fundamental e mostra seu papel e responsabilidade.
Para as mulheres que encontram dificuldade em citar seus feitos, é importante ressaltar que o uso genérico englobando todos que estão à volta não é tão eficiente como imaginam.
Até grandes marcas passaram a conversar em primeira pessoa, no intuito de aproximar o discurso do ouvinte. “É importante pensar que você é uma pessoa falando com outras, use também o “eu” e não apenas o nós e o “a gente”. Assim vai sentir como a responsabilidade pelas palavras cresce”, enfatiza Sheylli.
Para quem quer aprender a incluir elogios na comunicação para aumentar o reconhecimento dos pares, líderes e liderados, deixamos abaixo algumas dicas da especialista:
- Fale de seus méritos em primeira pessoa, não de forma coletiva. Isso fará com que seu líder te reconheça como responsável pelas ações e resultados;
- Peça! Quer um aumento de salário ou mudança de cargo? Só vão te dar se você pedir e você só vai pedir se tiver a confiança de que é competente;
- Comece a se elogiar em voz alta! Não perca a oportunidade de falar bem de si mesma;
- Reconheça tudo que faz. Você organizou questões familiares, trabalhou, negociou, fez render, alcançou muitos resultados e realizou sonhos. Tudo isso tem um valor imenso. E é tudo seu;
- Seja a mulher incrível que você admira e fale em voz alta sobre ela!
É hora de perder o medo de não apenas ser incrível, mas se reconhecer assim. Para isso, Sheylli lista já frases que reforçam o valor e competência dentro de cada profissional:
– Eu faço o meu melhor sempre, sou daquelas que vai até às últimas consequências e resolve!
– Se é gerenciamento de equipe que você precisa pode me chamar, eu sou muito boa nisso!
– Organização é o meu forte, pode deixar comigo que essa planilha vai ficar um espetáculo!
– Depois que o produto já está rodando eu não curto muito mas pra implementar, com todos aqueles testes e vai pra cá e pra lá e pesquisa e refaz, ah isso eu adoro!
– Quer ver um fluxo eficiente de trabalho, me chama que eu resolvo isso pra você rapidão. Sou ótima em desenhar processos!
– Se você quer arrasar em uma apresentação ou melhorar a comunicação com líderes, pares e liderados me chama. Eu nunca deixei um cliente na mão!