Começou ontem o Festival Internacional “Goût de/Good France” nas Ilhas Seychelles
Os vinhos, os queijos e os pratos tradicionais franceses com todos os aspectos da culinária e dos produtos made in France são os protagonistas do Festival Internacional “Goût de/Good France” nas Ilhas Seychelles este ano. A operação “Goût de/Good France” regressa mundo afora em 2024 para celebrar a gastronomia francesa através de uma série de eventos organizados pela rede diplomática francesa nos cinco continentes. Este evento único, lançado em 2015 por iniciativa do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França e do chef Alain Ducasse, tem como objetivo promover a França através da sua gastronomia e dar a conhecer ao mundo a excelência dos seus chefs, artesãos e produtos alimentares.
A Embaixadora da França nas Seychelles, Olivia Berkeley-Christmann, deu o sinal verde oficial na Residência Francesa de La Misère, na última segunda-feira, 22 de abril. O festival acontece de 23 a 30 de abril e os clientes dos estabelecimentos participantes serão brindados com iguarias francesas, tais como queijos, licor Ricard e pratos tipicamente franceses, no âmbito do evento.
Estiveram presentes na cerimônia de lançamento representantes do restaurante Delplace e da Academia de Turismo das Seychelles (STA), da ilha principal de Mahe, e do resort Club Med Seychelles, localizado na ilha de Sainte Anne. Todos eles participam do festival juntamente com o Four Seasons Resort, Gou Notik, Hilton Northolme Resort, Story Hotel e La Belle Tortue.
Pierre Delplace, proprietário do restaurante Delplace, relatou que, desta vez, as pessoas terão “um vislumbre da cultura francesa através de um prato principal, de uma entrada e até de uma bebida. Dei ao chefe do meu restaurante a receita do Boeuf Bourguignon da minha mãe para dar às pessoas uma amostra de como é feito”.
Delplace explicou ainda que outro aspecto da gastronomia francesa que também estará presente em seu estabelecimento é a tradição do aperitivo: “Quando se é convidado para comer na França, a primeira coisa que se recebe é um aperitivo, por isso vamos ter Ricard e outros dois para os clientes desfrutarem como parte do festival”, disse o restaurateur.
Este ano, embora os países estejam a associar a gastronomia francesa aos Jogos Olímpicos que se realizam em Paris de julho a agosto, os chefes participantes tiveram um pouco mais de liberdade nos pratos que quiseram apresentar.
Ryan Marie, instrutor da STA, explicou que, embora o estabelecimento só tenha participado no evento durante seu lançamento, “utilizamos os nossos ingredientes tradicionalmente seichelenses para compor pratos tipicamente franceses”. Entre os ingredientes transformados em pratos franceses estão a baunilha e a canela utilizadas na confeitaria.
O representante do Club Med Seychelles, Adrien de Robillard, descreveu um buffet composto por cerca de 25 queijos e charcutaria franceses por “estarem na vanguarda do Club Med, uma vez que não temos um menu fixo”.
No final do evento, todos os estabelecimentos participantes receberão um certificado de participação por promover a gastronomia francesa.