Com entrega de certificados do Suasa/Susaf-PR, três empresas locais poderão comercializar produtos em todo Paraná

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), entregou nesta quarta-feira, 21, certificados de adesão ao Sistema de Atenção à Sanidade Agropecuária e ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Suasa/Susaf-PR) para três empresas maringaenses. Com a certificação, os estabelecimentos poderão comercializar os produtos de origem animal em todo o Paraná.

O município entregou o selo do Suasa/Susaf-PR para as empresas Chef Sioux, Pururuca Tio Guima e Mel Apinor. Para receber a certificação do Suasa/Susaf-PR, as empresas precisam ter registro no Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), selo gerido pela Prefeitura e que valida a comercialização dentro do município. Os dois sistemas têm as mesmas normas e padrões estabelecidos de inspeção, fiscalização e controle sanitário para obtenção do selo. 

“Maringá tem um serviço de inspeção que é referência no estado e conta com equipe de médicos veterinários fiscais que garante a qualidade alimentar. Isso permite que as empresas de pequeno porte e agroindústrias familiares tenham oportunidade de expansão dos negócios, o que promove geração de renda e novos postos de trabalho. É sempre motivo de orgulho quando uma empresa maringaense passa a atuar além dos limites do município, pois reafirmamos que as políticas de incentivo à economia local estão no caminho correto”, destaca o prefeito Ulisses Maia.

Adesão ao sistema – As empresas maringaenses de produtos de origem animal que tiverem interesse em ampliar a atuação comercial devem procurar o Serviço de Inspeção Municipal do município. Durante os encontros, os interessados recebem  orientação técnica e informações sobre a documentação necessária para adesão. Além disso, os estabelecimentos precisam ter o registro do SIM/POA para iniciar o processo.

“O Suasa/Susaf-PR é uma oportunidade de expansão de negócio para empresas de pequeno porte e da agroindústria familiar. Com isso, além de impulsionar a economia local, também garantimos que os consumidores de outros municípios tenham outras opções de produtos. O sistema também é a garantia da qualidade e segurança dos alimentos”, afirma o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464