6 de maio de 2024

Com bolsas-reportagem de R$ 10 mil, Edital Conexão Oceano recebe inscrições até 28 de abril

Iniciativa da Fundação Grupo Boticário em parceria com a Unesco oferece até cinco bolsas para a produção de reportagens sobre a relação entre esportes e a conservação marinha

A quarta edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental está com inscrições abertas até o próximo domingo, 28 de abril. A iniciativa conjunta da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e da Unesco visa fomentar a produção de conteúdo jornalístico qualificado para sensibilizar, conscientizar e engajar a sociedade a favor da conservação do oceano. Os projetos inscritos devem abordar a relação entre a conservação marinha e atividades esportivas náuticas ou influenciadas pela região costeira. Até cinco projetos serão selecionados para receber bolsas de R$ 10 mil. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online disponível no site da Fundação Grupo Boticário.

Inspirado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, o Edital Conexão Oceano aproveita o momento em que o mundo se volta para a prática de diversas modalidades esportivas – como as aquáticas, náuticas e na praia – para refletir sobre a necessidade de conservação dos mares. “Esperamos contribuir para aumentar a consciência sobre os desafios do oceano. É uma oportunidade singular para compreender como o meio ambiente influencia os mais diversos aspectos da nossa vida, como a prática esportiva” afirma o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

Os participantes não precisam ser especializados em meio ambiente ou esportes. Os jornalistas interessados podem inscrever até dois projetos para a produção de reportagem única ou série de reportagens para veículos jornalísticos impressos, de televisão, rádio ou digitais. As publicações das reportagens dos vencedores devem ocorrer até o dia 29 de novembro de 2024. Entre as possibilidades que podem ser abordadas nas propostas dos jornalistas estão o impacto da poluição na prática esportiva, cases de atletas dedicados à conservação do oceano, os benefícios que a atividade física no mar ou na praia trazem aos praticantes, entre outros temas correlatos.

Década do Oceano

O Edital Conexão Oceano está alinhado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente Década do Oceano (2021-2030), que busca conscientizar a população global sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que promovam a saúde e a sustentabilidade dos mares. A Fundação Grupo Boticário é reconhecida pela Unesco e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações como uma das representantes da sociedade civil da Década do Oceano no Brasil.

SERVIÇO:

4ª edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental

Inscrições: até 28 de abril, via formulário online disponível no site da Fundação Grupo Boticário.

Mais informações: Leia o Regulamento

Sobre o Autor