Com assistente virtual, Prefeitura agenda mais de 12 mil exames e consultas e gera economia de 25 mil folhas de papel em um mês

A gestão municipal facilitou a liberação de consultas, exames e cirurgias. Com o ′Doutor Ingá′, assistente virtual da Prefeitura de Maringá no WhatsApp, foram 12.700 consultas e exames agendados em um mês apenas de forma online. Por meio da ferramenta, o paciente pode confirmar ou cancelar o procedimento pelo celular, sem precisar ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS). Com o recebimento da guia digital pelo WhatsApp, mais de 25.500 folhas de papel deixaram de ser usadas e 630 horas de trabalho foram otimizadas. 

O assistente virtual começou a funcionar em 18 de dezembro do ano passado. Durante o primeiro mês, mais de 20 mil pessoas foram cadastradas e 230 tipos de procedimentos foram confirmados por meio do WhatsApp. “É uma ação eficiente e sustentável implantada pela nossa gestão e que facilita para os pacientes, que podem confirmar o procedimento de qualquer lugar. É Maringá em movimento e com iniciativas que garantem a eficiência dos serviços públicos”, afirmou o prefeito em exercício Edson Scabora. 

Com o ′Doutor Ingá′, o paciente recebe pelo WhatsApp os dados das liberações de consultas e exames, como dia, horário e local, além da guia online. Quando o usuário receber a mensagem, ele poderá confirmar ou cancelar o atendimento, conforme as opções de escolha e comandos disponibilizados: SIM (para confirmar) NÃO (para cancelar, o que será considerado desistência). Para solicitar o agendamento para nova data é necessário entrar em contato com a UBS de referência. 

No momento da consulta ou exame, o paciente deve apresentar a guia que recebeu no celular e o pedido entregue pelo médico. O município reforça que não solicita dados pessoais ou qualquer tipo de pagamento por meio do WhatsApp. Os pacientes que não têm WhatsApp são comunicados por ligação telefônica sobre a liberação dos procedimentos. 

Para o secretário de Saúde, Clóvis Melo, o primeiro mês de funcionamento da ferramenta foi extremamente positivo. “Recebemos muitos elogios e as pessoas disseram que ficou mais fácil, já que não precisam se deslocar até a UBS para retirar as guias físicas. Isso gerou economia em papel, redução de ligações telefônicas e trouxe mais comodidade aos pacientes”, disse.


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