Colombiana empreende com pixel art na feira itinerante Londrina Criativa
Próxima edição da feira, que será realizada sábado (19), das 10h às 22h, e domingo (20), das 14h às 20h, no Boulevard Shopping Londrina
Desde que chegou ao Brasil, há um ano e meio, a colombiana Catalina Lara resolveu aprender a fazer artesanato para ajudar a se recuperar de uma crise de depressão e de ansiedade. Com os objetos prontos, ela passou a circular em feiras pela cidade, para aprender a falar o português. “Criei a Caixa Camaleão em maio de 2023 e até agora, em outubro, eu não parei mais”, conta. Há quase cinco meses, Catalina conheceu a feira itinerante Londrina Criativa e, desde então, participa das atividades aos finais de semana. Ela é uma das expositoras da próxima edição da feira, que será realizada sábado (19), das 10h às 22h, e domingo (20), das 14h às 20h, no Hub de Inovação e Turismo do Visite Londrina Convention Bureau no Boulevard Shopping Londrina.
Catalina morava em Soacha, município próximo a Bogotá, capital da Colômbia, mas veio para Londrina morar com uma irmã. “Queria dar um respiro na vida, estava atravessando uma depressão e crise de ansiedade e aprendi a fazer artesanatos. Comecei a fazer gravações em linóleo, depois com miçangas e, por último pixel art”, afirma. Com a produção pronta, ela começou a circular em feiras de artesanato. “Nós, que falamos espanhol, temos uma ideia errada de que o português é fácil. Mas, é bem difícil. Passei um ano em feiras, conhecendo pessoas, empreendedores com a ideia de vender e de treinar o português”, lembra.
Quando conheceu a feira Londrina Criativa, sua arte em pixel, colada com ferro quente, junto com o artesanato em miçangas, ganhou um reconhecimento muito mais significativo. “Minhas expectativas não eram tão altas porque os produtos são bem coloridos e pensei que as pessoas iam achar que eram só para crianças. Mas o estilo 8 bits agrada a todas as idades, principalmente quem tem mais de 30 anos, que jogava vídeo games em 8 bits. Então, faz as pessoas se lembrarem dessa época”, ressalta Catalina. Entre os temas do artesanato estão Super Mario, Dragon Ball e Pokémon.
Além de Catalina, com a Caixa Camaleão, estarão os seguintes expositores: Class bijoux (bijuterias artesanais), BS Geek Store (funkos, action figures e acessórios geek), Jeisse Keli Acessórios Kids (laços, fitas e acessórios para crianças), Lá Que Fez (artes em crochê), Pipocath (pipocas gourmet), Cristiane Ortega (óleos essenciais), Gotas de Cuidado (saboaria artesanal e pirulitos de cristal), Casa Lamor (acessórios para casa), Thaynara Furlan (bolos caseiros), Unicórnio Estelar (pelúcias, artesanato em feltro, figuras, bottons e adesivos), Suely Lucas (arte em gesso), Oscar Hashimoto (quick massagem) e Margareth Watanabe Artesanatos (origami e origami em tecido).